sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mateus Solano volta ao teatro

Ator protagoniza a peça 'Do tamanho do mundo' no Teatro Bradesco.

Mateus Solano, em cena do espetáculo 'Do Tamanho do Mundo'.
Por Jozane Faleiro

O que você faria se acordasse tendo uma chance estranha de recomeçar? Se, de repente, você se perguntasse sobre sua profissão, sua comida preferida, como amarrar os seus sapatos? Esse é o mote da peça “Do Tamanho do Mundo”, que marca a volta do ator Mateus Solano ao teatro, depois de três anos dedicando-se integralmente ao cinema e à televisão. Para essa volta, Mateus escolheu um texto da atriz e produtora Paula Braun, sua mulher, que estreia como autora. 

A direção é de Jefferson Miranda (diretor da conceituada ciateatroautonomo), com quem Mateus já trabalhou, na peça “O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo” (2007). No elenco também estão Alcemar Vieira, Isabel Cavalcanti e Karine Telles (vencedora dos prêmios de Melhor Atriz nos festivais de cinema do Rio e de Gramado por sua atuação no longa “Riscado”, de Gustavo Pizzi). 

O espetáculo reflete sobre o quanto o homem contemporâneo pode viver numa automatização de sua rotina ao ponto de deixar de ser o autor de sua própria história e passar a ser um mero repetidor. Ou seja, em que medida a obediência às ‘regras’ é necessária para a convivência, e em que medida ela poderá esmagar a criatividade e a individualidade? A peça conta a história de um casal que representa o ideal criado pela modernidade, mas que encontra uma chance extraordinária de se reinventar e descobrir o que é relevante ou não em suas vidas. 

“‘Do Tamanho do Mundo´ é um projeto, pra mim, feliz. Buscamos tratar de descobertas, mudanças, novas escolhas... - mesmo sabendo que tudo isso implica ter que abrir mão, e às vezes, abrir mão de coisas de que gostamos muito, onde nos reconhecemos - de forma simples, suave, positiva. É um projeto feliz porque quer acreditar na vida. E, particularmente, tenho sentido necessidade que nossa criação ponha fé na vida, seja uma afirmação de vida", explica o diretor Jefferson Miranda.

"É muito bom poder contar com um processo colaborativo. Jefferson guia os atores de um modo onde os personagens criam vida própria. É um trabalho artístico, e o texto uma costura de um pouco de cada envolvido. Uma experiência trabalhosa, rica, que envolve sensibilidade, entrega e confiança. ‘Do tamanho do Mundo’ é uma tela colorida coletivamente. É raro quando isso acontece do jeito que tem acontecido e poder participar é uma grande honra. Só tenho a agradecer", conta a autora Paula Braun.

SERVIÇO

“Do Tamanho do Mundo”, com Mateus Solano e elenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário