Imagem mostra o pôr-do-sol registrado no Oceano Pacífico
Por Renata Giraldi
Brasília - A operadora Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a Usina Nuclear Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, confirmou ter identificado elevados níveis de radiação em um canal de escoamento da unidade ao mar. Segundo especialistas, a descoberta mostra que a água radioativa que vazou recentemente de um tanque tem chegado ao Oceano Pacífico. A água contaminada foi localizada a 150 metros do oceano.
De acordo com análises, o nível de radiação de estrôncio, césio e outras substâncias que emitem raios beta é 12 vezes superior ao das amostras recolhidas no mesmo sítio. Um grupo de funcionários trabalha há dias em uma parte superior do canal para evitar que a água contaminada, que vazou em agosto de um tanque de armazenamento, alcance o mar.
A água, porém, está se infiltrando por meio de sacos de areia dispostos em forma de barreira. O tanque usado para guardar a água utilizada no arrefecimento dos reatores derramou cerca de 300 toneladas de líquido altamente radioativo.
Em 2011, a Usina de Fukushima sofreu uma série de vazamentos e explosões em decorrência do terremoto seguido por tsunami no país. De acordo com especialistas, desde então as autoridades do Japão lidam com problemas causados pelos acidentes nucleares.
Congresso Internacional
Prossegue nesta sexta (13), na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte, o II Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, tendo como tema central justamente a água. O objetivo do evento é encontrar soluções para a relação do homem com a água e sua preservação para as gerações futuras, tendo em vista que é um recurso que não está disponível igualitariamente no planeta Terra.
De acordo com a comissão organizadora o Direito existe para regular ações humanas em sociedade, portanto o Congresso, dentre outros objetivos, destaca as experiências nacionais e internacionais de proteção aos recursos hídricos.
A abertura do Congresso contou com o navegador e escritor Amyr Klink que falou sobre as 42 expedições que à Antártica ao longo de sua vida. klink detalhou algumas de suas aventuras pelos oceanos e deu exemplos de medidas simples para economizar a água.
Clique aqui e obtenha mais informações sobre o evento, realizado pela Dom Helder, que acontece nesta quinta (12) e sexta-feira (13), e terá trnasmissão ao vivo pela TV Dom Total.
Agência Brasil/Redação DomTotal
Nenhum comentário:
Postar um comentário