segunda-feira, 16 de setembro de 2013

França, EUA e GB a favor de resolução forte sobre a Síria

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius (D), e o secretário de Estado americano, John Kerry.
Paris (AFP) - O presidente francês, François Hollande, e os chefes da diplomacia dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, John Kerry e William Hague, consideraram nesta segunda-feira "essencial" obter "uma resolução forte e vinculante" da ONU sobre a Síria, informou a presidência francesa.

Durante um encontro no palácio presidencial francês, que também contou com a presença do chanceler francês Laurent Fabius, os três defenderam um "calendário preciso" para o controle e desmantelamento do arsenal químico da Síria.

Estados Unidos, França e Grã-Bretanha desejam que o Conselho de Segurança adote uma resolução esta semana, por considerarem que o relatório dos inspetores da ONU sobre o massacre químico de 21 de agosto perto de Damasco, que será publicado nesta segunda-feira, representa "sem dúvidas uma oportunidade favorável de avançar sobre o tema".

Concordaram que a resolução deve ser "forte e prever prazos precisos com um calendário". Deve ser ainda "vinculante no que diz respeito às obrigações do regime sírio", completou a presidência francesa.

O projeto de resolução é discutido depois do acordo Rússia-EUA sobre as armas químicas na Síria.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário