segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Genebra: ACNUR condecora freira católica congolesa


Genebra (RV) – Tem início esta segunda-feira em Genebra, na Suíça, a 64° Reunião do Comitê Executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR-UNHCR), da qual participa também o Pontifício Conselho para os Migrantes e os Itinerantes.


A reunião será aberta com a cerimônia de entrega do Prêmio Nansen à freira congolesa Angelique Angélique Namaika, das irmãs agostinianas. O evento terá discurso do escritor brasileiro Paulo Coelho e apresentações musicais.


Ir. Angelique criou o Centro para Reintegração e Desenvolvimento na cidade de Dungu, no nordeste da República Democrática do Congo. Ela atende mulheres que foram vítimas do conflito congolês, de modo especial dos grupos rebeldes armados, como o Exército de Resistência do Senhor (Lord’s Residence Army, LRA). 

Atualmente, 150 mulheres são atendidas pelo Centro. Desde que o centro foi criado, em 2008, mais de 2 mil mulheres já foram atendidas. Elas frequentam aulas de alfabetização e aprendem um ofício.

Ao ser comunicada sobre o prêmio do ACNUR, Ir. Angélique declarou: “Foi uma surpresa para mim. E me deixou muito feliz! Estou muito agradecida. Uma vez, chorei porque estava fazendo meu trabalho sozinha. Quando ganhei o prêmio, pensei: ‘Então o mundo sabe sobre esse pequeno trabalho que eu faço?’. Vi que esse trabalho não é só meu, ele também é de Deus, que me dá coragem para seguir ajudando essas mulheres. Esse prêmio também é delas, e vai ajudar no trabalho que elas estão fazendo. Eu peço a Deus para não ficar orgulhosa, mas seguir agindo de forma simples e ajudando essas mulheres. Agradeço muito às equipes do ACNUR e vejo que não estou sozinha. Se eu conseguir ajudar apenas uma mulher, já será um sucesso. Peço a Deus que me mantenha uma pessoa simples e que possa continuar ajudando essas mulheres”.

Após a cerimônia, Irmã Angélique viajará a Roma, onde será recebida no Vaticano pelo Papa Francisco no dia 2 de outubro, antes de seguir para Paris, Bruxelas e Oslo para outros encontros. 

(BF)
Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário