Assis (RV) – A pé, contando a Criação, de Assis a Gubbio: é a peregrinação “Caminho de Francisco”, um grupo que percorre 40 km entre as duas cidades para celebrar a “Jornada da Tutela da Criação”.
Vinte dos peregrinos são jornalistas e pertencem à rede “Greenaccord” da imprensa católica. Especializados em comunicação ambiental, fazem pessoalmente a caminhada e transmitem em seguida a seus leitores sensações, perfumes, cores e sentimentos, salientando a importância da relação Homem-Natureza.
Cerca de 500 pessoas, da Itália e de outros países da Europa, participam, a convite do bispo de Gubbio, Dom Mario Ceccobelli. Com a experiência, repercorrem os passos de São Francisco, reforçando a relação com si mesmos, redescobrindo a própria fé e aprendendo ver nos outros um recurso para o próprio futuro.
“Para transmitir no melhor dos modos os valores de fraternidade, solidariedade, reconciliação e redescoberta da importância de tutela o ecossistema é necessário fazer a experiência em primeira pessoa”, explica Alfonso Cauteruccio, Presidente da Greenaccord.
O itinerário foi percorrido pelo Santo de Assis no inverno entre 1206 e 1207, depois de renunciar a seus bens materiais e à autoridade paterna. “Francisco chegou a Gubbio como um homem finalmente livre”, diz o bispo.
Já para o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, é importante passar a mensagem que o Santo deixou quando se despojou de tudo: “Temos que aprender aonde reside o verdadeiro sentido da existência. Aprender a contentar-nos com o que é mais profundo e não aspirar o acúmulo, a posse, o domínio. Devemos olhar ao próximo com generosidade e abertura”.
A página Facebook “Il sentiero di Francesco” traz todas as notícias em tempo real.
(CM)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário