quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Jornada Mundial da Juventude - Paróquia de Santo Afonso

Bruno Rogério*

Entre os dias 19 e 22 de junho, cerca de 23 jovens da Paróquia de Santo Afonso – Fortaleza/CE, embarcaram ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude que contou com a presença do Sumo Pontífice da Igreja Católica, o Papa Francisco. O evento teve a participação de 3 milhões e 700 mil pessoas de todo o mundo, sendo quase 180 nações participando da JMJ.
        
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II, patrono da JMJ, com intuito de aproximar a Igreja de Cristo dos jovens de todo o mundo e evangelizar os cinco continentes, deixando-os assim como os protagonistas do anúncio da palavra de cristo. Esse ano se realizou a 13ª edição do evento e contou com a presença do novo papa sucessor de Bento XVI, sendo este o primeiro Papa latino-americano.
        
Durante uma semana foi possível observar pelas ruas da cidade milhões de pessoas caminhando de todos os cantos da cidade maravilhosa para participar de toda a programação da JMJ. O evento em si contava com formações em centros de catequeses disponíveis em vários idiomas, celebrações eucarísticas, shows de vários cantores e bandas católicas do mundo inteiro, exposições, via-sacra, teatro, dança, adoração ao santíssimo, vigília e a missa de envio com o Papa Francisco onde foi definido o local da próxima Jornada Mundial da Juventude.   
         
Este grandioso evento da nossa Igreja, como citado no começo deste texto, contou com a participação de jovens da Paróquia de Santo Afonso e todos tiveram várias histórias para contar, desde os obstáculos a serem vencidos para conseguir viajar até a felicidade indescritível de experimentar uma semana com muita fé e louvor com o Papa Francisco. Cynthia, catequista de 1ª Eucaristia, dá seu testemunho a cerca do evento: “Desde que o Papa Bento XVI anunciou que a JMJ seria no Rio de Janeiro, despertou em mim e a vontade de participar, mas via essa possibilidade longe, com o passar do tempo quando veio os ícones da jornada para o Brasil e para Fortaleza pensei que o mais perto que chegaria da Jornada seria ali. E quando surgiu a oportunidade de ir para o Rio e participar da JMJ agarrei essa chance e fiz o que pude para garantir minha presença. Poucos dias antes da viagem fiquei sabendo que essa chance poderia acabar devido à irresponsabilidade humana, mas DEUS é tão misericordioso que não abandou a mim e a turma da minha Paróquia e fez o melhor que pode e nos presenteou com a hospedagem em um flat de frente para onde aconteceriam todos os eventos na praia da JMJ. E vivenciar todos aqueles momentos com meus irmãos em Cristo da Paróquia foi uma experiência inesquecível. De tantos acontecimentos em minha vida, a JMJ pode ser resumida em antes e depois dessa viagem. Melhorei muito como pessoa, cresci espiritualmente e aprendi muito com o Papa Francisco que disse que não é necessário ter muito para ser feliz, basta ter Jesus no coração e levá-lo á aqueles que ainda não o conhecem”.
         
Cleide, uma das paroquianas que também viajou ao Rio, conta a dificuldade que teve para conseguir participar do evento: “Pedi muito a Deus para um dia participar de uma jornada mundial da juventude e quando eu soube que seria no Brasil fiquei muito feliz por ser uma oportunidade única na minha vida, mas aí veio os obstáculos, como vou pagar a minha viagem e os custos que terei na cidade? Então pedi a Deus uma direção e ele me mostrou o que fazer para conseguir viver essa experiência. Eu já vendia trufas, daí junto com uma amiga (Melhor Amiga), que também queria ir para a JMJ, chegamos a um acordo: com o lucro da venda das trufas pagaríamos nossos boletos para a JMJ. E assim com muita força de vontade e através da ajuda de muitos, conseguimos vender as trufas necessárias para pagar nossa viagem, para que consequentemente vivêssemos esse momento mágico em nossas vidas. E foi desse jeito, com trufas que consegui chegar ao meu objetivo”. Após o retorno, os jovens regressaram com a certeza de participar novamente deste maravilhoso evento que será em 2016 na Polônia, entoada pelas seguintes palavras: “ESTA É A JUVENTUDE DO PAPA”.

Vejam as fotos da experiência na JMJ:

















*Integra a pastoral da Infância e Adolescência Missionária e Pastoral da Comunicação da paróquia de Santo Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário