Eleição de domingo na Alemanha será acirrada, indica pesquisa
O slogan de Angela Merkel é 'Nós temos o poder', ou 'Nós temos a força'
A coalizão conservadora da chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, está virtualmente empatada com a soma dos partidos de oposição às vésperas da eleição de domingo na Alemanha, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.
O resultado, se confirmado nas urnas, eleva a probabilidade de uma "grande coalizão" entre esquerda e direita, sob o comando de Merkel.
Segundo o instituto Forsa, os democratas-cristãos, de Merkel, têm 40 por cento das intenções de voto, um ponto a mais do que na pesquisa anterior, de 17 de setembro. O Partido Democrático Liberal, atual parceiro de Merkel na coalizão, manteve os mesmos 5 por cento.
Os três partidos de esquerda, somados, ficaram com os mesmos 45 por cento da atual coalizão. Os sociais-democratas se destacam nesse bloco, com 26 por cento (um ponto a mais do que na pesquisa anterior). O Partido Verde subiu de 9 para 10 por cento, e o grupo radical A Esquerda ficou com 9 por cento, uma queda de um ponto.
Os sociais-democratas, no entanto, já descartaram formar uma coalizão com o Esquerda.
O novo Alternativa para a Alemanha, que prega a saída de países fracos da zona do euro, marcou 4 por cento, abaixo da barreira de 5 por cento dos votos necessária para a entrada no Parlamento.
Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário