segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Comunidade africana faz visita ao CE

Representando órgão para o desenvolvimento africano, embaixadores cumprirão agenda com o governador do Estado
Fortaleza deve receber hoje uma comitiva de 10 embaixadores vindos do continente africano representando a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). A visita se estenderá até o dia 20 deste mês e terá como objetivo principal a prospecção de negócios no Ceará para o continente.

Na agenda da comitiva está também uma visita à Zona de Processamento de Exportação e a Companhia Siderúrgica do Ceará Foto: Marília Camelo

De acordo com o articulador do encontro e presidente do Instituto Brasil-África, João Bosco Monte, reuniões estão agendadas com o governador Cid Gomes, representantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), além de visitas à Zona de Processamento das Exportações (ZPE Ceará), Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Beach Park, entre outros lugares foco de investimento ou que sirvam de exemplo ao desenvolvimento de países da África.

"Eles vêm para discutir com autoridades sobre locais e facilidades de investimentos em várias áreas, como agricultura, educação, negócios de modo em geral e também na área de turismo", afirma Bosco.

Possibilidades

De acordo com ele, embora as prospecções sejam para investimentos brasileiros na África, do encontro também podem surgir oportunidades de negócios africanos no Estado.

O Ceará será o primeiro destino do roteiro traçado pelos embaixadores na estada deles no Brasil. Os representantes ainda pretendem passar por outros estados. "Eles querem aproximar os interesses do Ceará e do continente africano, entendendo que as oportunidades existem em diversas frentes, não só do governo, como da iniciativa privada", explica o mediador.

Oportunidades no CE

No entanto, esta não é a primeira vez que um embaixador africano vem ao Estado em busca de relações econômicas. Em junho deste ano, o embaixador da África do Sul, Mphakama Mbete, esteve em Fortaleza para um primeiro contato com autoridades cearenses.

Na época, ele afirmou que, entre as principais áreas propícias para exploração de negócios nas terras cearenses, estavam a importação de estruturas das indústrias de etanol e de agroprocessamento.

Além disso, Mbete citou a possibilidade de comercializar veículos blindados com setores cearenses com o propósito deles serem utilizados de modo a garantir a segurança nos jogos da Copa do Mundo de 2014.

O embaixador da África do Sul ainda se reuniu com o governador do Estado, Cid Gomes, e com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário