Uma chinesa caminha com uma máscara no rosto para se proteger da poluição em Harbin.
Pequim (AFP) - Uma densa nuvem de poluição cobria nesta segunda-feira a cidade chinesa de Harbin (nordeste), famosa por seu espetacular festival de gelo, reduzindo a visibilidade a 10 metros e forçando o fechamento de escolas e estradas, segundo meios de comunicação chineses.
Uma nuvem de cor marrom se apoderou das ruas de Harbin, dificultando o tráfego e tornando quase impossível distinguir os semáforos ou edifícios da cidade, segundo imagens divulgadas pela rede de televisão estatal CCTV.
Em alguns lugares desta região, os níveis de poluição alcançaram uma concentração de 900 microgramas por metro cúbico de partículas finas PM 2,5, quase 40 vezes o nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As partículas finas são particularmente nocivas para a saúde.
As autoridades de Harbin cancelaram as aulas nas escolas primárias e fecharam as estradas, embora ainda ocorressem colisões entre vários veículos, segundo os meios de comunicação.
A poluição disparou depois que a cidade ativou seu sistema público de calefação visando o inverno, disse o jornal Beijing Times.
Os níveis de poluição do ar das principais cidades chinesas alcançou níveis recorde nos últimos anos.
O governo havia anunciado em junho que as autoridades locais deverão melhorar a qualidade do ar em suas cidades.
A poluição do ar provocou a morte prematura de 1,2 milhão de pessoas na China apenas em 2010, considerou a organização Health Effects Institute em um estudo publicado em março.
AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário