terça-feira, 1 de outubro de 2013

Desafios conciliares na realidade dos nossos dias, nas palavras do bispo de São Raimundo Nonato

Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, o nosso quadro dedicado à "Nova Evangelização e Concílio Vaticano II" prossegue com a contribuição do Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, no Piauí, Dom João Santos Cardoso.



Ao festejarmos os 50 anos do Vaticano II, somos chamados não simplesmente a celebrar – com o Ano da Fé em andamento – o grande evento religioso do Séc. XX que foi o Concílio, mas, repercorrendo a caminhada da Igreja neste meio século, a procurar – justamente no espírito do Concílio – reconhecer os sinais dos tempos para identificar no hoje da história os desafios aos quais a Igreja é chamada a responder, no amplo horizonte da Nova Evangelização.

No que diz respeito à Igreja na América Latina, o reflexo desta caminhada está bem presente – qual assimilação, interpretação, aplicação e atualização do Concílio em nossa realidade – nas Conferências Gerais do nosso episcopado (Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida).

A presente edição nos traz um dos temas aos quais não podemos nos furtar ao celebrarmos estes 50 anos do Concílio, e que propusemos em forma de questão ao bispo da diocese piauiense, ou seja, "quais desafios propostos pelo Concílio Vaticano II não foram suficientemente ou devidamente colocados em prática ao longo deste meio século de caminhada e que agora devem ser retomados com maior atenção". Eis o que Dom João nos disse: RealAudioMP3 (RL)

Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário