Por Patrícia Azevedo
Repórter Dom Total
Centenas de visitantes compareceram à Escola Superior Dom Helder Câmara neste sábado (19) para acompanhar as atividades do ‘Dia D’. O evento contou com palestras sobre carreira jurídica, testes vocacionais, mostra de trabalhos dos alunos do 1º período, visitas guiadas pela instituição, jogos e sorteios. Além disso, os interessados puderam realizar inscrição no Vestibular 2014/1º com 50% de desconto.
A estudante Carolina Faria e sua mãe, a advogada Silvia Faria, moram em Pará de Minas e aproveitaram o ‘Dia D’ para conhecer pessoalmente a Dom Helder Câmara. “Gostei muito da iniciativa, é a única instituição que promove eventos como este. Para os pais, é um sinal de valorização e a chance de ver de perto o destino do nosso investimento”, afirmou Silva Faria. Segundo ela, a estrutura da Escola e qualidade da biblioteca se destacam. “Pude confirmar as ótimas indicações que recebi, gostei bastante”, completou.
Carolina Faria também ficou animada com a visita e logo garantiu sua inscrição para o vestibular. “Minha mãe é advogada e, desde pequena, tenho vontade de estudar Direito. Achei a estrutura da Dom Helder muito boa”, contou.
Outra estudante que participou ativamente das atividades do ‘Dia D’ foi Aline Nogueira, que cursa o 3º ano no colégio Ordem e Progresso, em Belo Horizonte. Ela foi uma das primeiras a chegar e não perdeu tempo: participou de teste vocacional, conheceu as dependências da Escola, se inscreveu para o vestibular e, para finalizar, aproveitou os momentos de lazer na cantina. “Estou achando o evento ótimo! A melhor classificação é da Dom Helder Câmara, então gostaria de estudar aqui”, afirmou.
Palestras e testes
Um dos destaques do ‘Dia D’ foi a presença do presidente da OAB-MG, Luís Cláudio da Silva Chaves, que também integra o corpo docente da Escola. Ele conversou com os visitantes sobre as diferentes possibilidades da carreira jurídica, a importância do Exame da Ordem e o papel do advogado. “Nossa função é tentar eliminar as diferenças, para que todos tenham acesso à justiça. O Brasil precisa de advogados de qualidade, como os profissionais que são formados por esta instituição. Aproveitem toda a estrutura oferecida pela Dom Helder Câmara e estudem bastante”, aconselhou Luís Cláudio.
A programação contou ainda com palestras dos professores Estevão Freitas e Luiz Chaves, que passaram informações sobre o funcionamento da instituição, os cursos ofertados (graduação, mestrado e doutorado em Direito), pedagogia aplicada no ensino jurídico, entre outros tópicos.
No laboratório ao lado, os psicólogos Cláudia Madrona e Rogério Vieira conduziram testes vocacionais com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de escolha pelo Direito. “O teste mostra se a pessoa tem informações suficientes sobre a área, se tem aptidão para a carreira jurídica ou se precisa se esforçar e buscar mais conhecimentos”, explicou Cláudia Madrona. De qualquer forma, garantiu a psicóloga, todos devem persistir na sua escolha, independente do resultado do teste. “Se a pessoa recebeu sinal vermelho ao final, é apenas uma dica que precisa correr atrás e se empenhar nos estudos”, completou.
Trabalho interdisciplinar
A mostra de trabalhos interdisciplinar promovida pelos alunos do 1º período foi uma atração à parte. Divididos em grupos, eles ocuparam o hall de entrada e o auditório da Escola, e deram uma verdadeira aula sobre o tema “Juventudes e Políticas Públicas”. Com muita disposição e criatividade, apresentaram blogs, pôsteres, vídeos e peças teatrais produzidos no decorrer do semestre. “Estou muito feliz e surpresa com a qualidade dos trabalhos. Este semestre é mais curto, por um momento achei que não daria tempo. Mas ficaram ótimos! Os alunos responderam muito bem”, avaliou a professora Maria Aparecida Leite, uma das coordenadoras do projeto.
Vestibular
As provas acontecem no dia 9 de novembro, de 14h30 às 17h30, na sede da Escola (Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia, Belo Horizonte).
O processo seletivo para o curso de Direito regular é composto de prova de redação e prova de múltipla escolha das disciplinas Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História e Geografia.
Para o Direito Integral, também serão aplicadas questões de múltipla escolha de Biologia, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Os aprovados em primeira etapa, para o Direito Integral, passam ainda por entrevista e análise de histórico escolar. Veja mais informações no edital!
Redação Dom Total
Nenhum comentário:
Postar um comentário