Este ano, Sérvulo Esmeraldo, 84 anos, festeja, também, 63 anos de arte, com uma trajetória de importantes exposições nacionais e internacionais. Em Fortaleza, a exposição Luz, é uma homenagem do Governo do Estado. A curadoria é de Dodora Guimarães Esmeraldo. As obras ali expostas, constituem “o resumo de uma vida”, como sintetiza o próprio autor.
O artista cumpre em 2013 uma intensa agenda de exposições. Em Paris, foi um dos destaques na celebrada exposição “Dynamo – Um século de Luz e Movimento na Arte (1913-2013)”, no Grand Palais. Em cartaz de 9 de abril a 22 de julho, esta foi a maior e mais importante mostra de arte cinética já realizada, ocupando quatro mil metros quadrados do museu. Em São Paulo, ele é um dos 111 artistas da exposição 30 X Bienal, comemorativa da trigésima edição da Bienal Internacional de São Paulo, no parque Ibirapuera. Também em São Paulo, Esmeraldo participou da coletiva “Cinéticos e Construtivos”, na Carbono Galeria, de 30 de setembro a 01 de outubro.
Mas, é no Rio de janeiro onde o artista cearense mostra todo o seu valor, na exposição "Sérvulo Esmeraldo – Pinturas, desenhos, gravuras, objetos, esculturas e excitáveis", na Pinakotheke Cultural (Rua São Clemente 300 – Botafogo). A exibição reúne 70 obras do artista cearense, da década de 1950 aos dias atuais. A exemplar curadoria e montagem de Max Perlingeiro oferece ao público a oportunidade de se conhecer e compreender a importância da obra de Sérvulo Esmeraldo para a arte brasileira e universal.
Visitação ao Palácio - A mostra Luz, no Palácio da Abolição, pode ser visitada de terça à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 13 às 17 horas. Grátis. Para a visitação é necessário apresentação de RG e CPF. Acima de 10 pessoas, agendamentos devem ser feitos pelos fones 85 3466 4981/ 3466 4932, via e-e-email visitaaopalacio@casacivil.ce.gov.br ou através do site www.ceara.gov.br – tópico visita ao palácio.
Saiba mais: (https://www.facebook.com/ServuloEsmeraldo)
Com informações da assessoria de imprensa da exposição / Fotos: Gentil Barreira / Jarbas Oliveira
Boa Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário