Budapeste (RV) - István Sándor, dos salesianos de Dom Bosco, assassinado por ordem do regime comunista húngaro em 1953, será beatificado neste dia 19 de outubro em Budapeste, capital da Hungria. O rito de beatificação será presidido pelo Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. A missa, que será celebrada diante da basílica de Santo Estevão pelo Cardeal Péter Erdö, Arcebispo de Budapeste-Esztergom, e contará com a participação de representantes das autoridades do Estado e quase todos os Bispos do País.
Visto que o lugar exato em que foi sepultado o corpo do mártir continua desconhecido, suas cartas e os desenhos em quadrinhos que mandou a seus pais serão simbolicamente utilizados no lugar das relíquias durante a cerimônia.
Os comunistas na Hungria expulsaram todas as ordens religiosas, inclusive os salesianos, com um decreto em 1950. Sándor continuou a realizar sua atividade religiosa na área da pastoral juvenil ilegalmente. Conhecidas suas atividades, as autoridades começaram a segui-lo sem que percebesse. Os salesianos perceberam a manobra e então conseguiram que ele saísse do País com um passaporte falso. Mas ele decidiu voltar e aceitou enfrentar o martírio do que abandonar seus estudantes.
Durante algum tempo continuou vivendo com identidade falsa, mas depois foi preso e condenado à morte em julho de 1952 e sepultado num lugar desconhecido até hoje. (SP)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário