quarta-feira, 9 de outubro de 2013

'Justin Bieber do funk' vira fonte de renda dos pais e presenteia crianças

Rodrigo OrtegaDo G1, em São Paulo

MC Gui, músico paulistano de 15 anos, junto com os pais, Rogério e Cláudia (Foto: Maikol Cezar/Divulgação)MC Gui, músico paulistano de 15 anos, junto com os pais, Rogério e Cláudia (Foto: Maikol Cezar/Divulgação)
Os pais de MC Gui, de 15 anos, penavam no Dia das Crianças antes de o filho emplacar no funk de São Paulo. Os presentes ao filho vinham com esforço, "passando o cartão em 12 vezes", lembra o pai, Rogério Alves. Hoje, com agenda de shows cheia, 800 mil fãs no Facebook e mais de 40 milhões de visualizações no YouTube, a dificuldade é outra: "O rapazinho tudo que vê, quer comprar. Sabendo que tem dinheiro, fica até difícil escolher o presente."
A atual situação financeira permite, além de conforto para o MC mirim, agrados para crianças carentes. No Natal de 2012, Gui e o pai, junto com os também funkeiros Nego Blue e Dede, se juntaram para presentear crianças em comunidades de SP. "Enchemos um caminhão de brinquedos", diz Rogério. Neste Dia das Crianças, eles vão repetir a ação.
MC Gui (Foto: Divulgação)MC Gui (Foto: Divulgação)
Desde que Gui virou ídolo de crianças e adolescentes fãs de funk, há um ano, Rogério largou uma clínica de estética na qual trabalhava com a mãe do músico, Cláudia. Eles acompanham e empresariam o filho. Gui e o pai falaram ao G1 por telefone de Porto Alegre, onde o MC mirim fazia uma série de shows. Eles dizem que são entre 40 e 50 apresentações por mês. O menino diz que, com o dinheiro dos shows, a família já comprou cinco carros.
Aos domingos, ele canta em matinês, para os fãs que não têm idade para entrar em baladas para maiores. Nestes shows, a linguagem, que trata de namoros de maneira menos sensualizada que outros MCs (como em "Beija ou não beija", inspirada no jogo de redes sociais), fica ainda mais comportada, diz o músico. Gui começou a cantar em festas aos 10 anos.
O visual e as danças de MC Gui se espelham em Justin Bieber, o que rendeu ao garoto de óculos coloridos o apelido de "Bieber do funk". "O bonde passou" (22 milhões de visualizações) e "Ela quer" (6 milhões de visualizações) são os clipes de maior suceso de Gui. As letras seguem o estilo de ostentação em voga no funk de SP.
Mesmo cantando letras de "funk ostentação", inclusive sobre mansões, iates e carrões que nem pode dirigir ainda, Gui quer mostrar atitudes de "bom moço": "Penso no próximo", diz sobre a distribuição de carrinhos e bonecas de plástico no Dia das Crianças.
Amigo de Daleste; elogios de Anitta
Gui era amigo do MC Daleste, funkeiro que morreu com um tiro no palco em julho de 2013. Eles já fizeram vários shows juntos e eram contratados pela mesma agência, a Nóis Por Nóis. Após a morte de Daleste, Gui lamentou e postou fotos dos dois juntos. Daleste gravava músicas sobre maconha. Gui, mesmo citando uma ou outra bebida alcoólica nas letras, faz estilo mais comportado, como Justin Bieber no início da carreira.
MC Gui distribui presentes em comunidades de SP no Natal de 2012 (Foto: Reprodução / YouTube)MC Gui, de boné vermelho, vai com amigos dar
presentes em comunidade de SP no Natal de 2012
(Foto: Nóis por Nóis/Divulgação)
MC Gui foi tietar Anitta durante a viagem a Porto Alegre, onde os dois cantaram. "Fofinho, MC Gui fez show aqui e veio me ver. Disse que era meu fã. O que mais me chamou atenção é ele ter vindo com toda a sua família. Essa união é muito importante e a melhor que você vai ter em sua vida", escreveu Anitta junto a uma foto com o cantor no dia 5 de outubro, no perfil dela no Instagram.
Sonho com Camaro
Gui diz que o "presente dos sonhos" de Dia das Crianças seria um Camaro, carro que custa até R$ 200 mil. O pai responde: "Se eu quisesse dar, eu teria condição sim. Mas tudo tem seu tempo. Não é o momento ainda".

O pai faz planos de lançamento de um EP de Gui. Um DVD será gravado em abril, com participações de Mumuzinho, Rodriguinho e Pollo, segundo Rogério.
Os pais já chegaram a dizer que os cachês de MC Gui somam mais de R$ 100 mil por mês. Hoje, preferem não comentar valores. "Não é pouco, mas não é bom divulgar", diz o pai. "Viemos de uma família humilde, mas antes já tínhamos uma vida estável. Mas não como hoje."
Anitta e MC Gui em foto divulgada pela cantora no Instagram no dia 5 de outubro (Foto: Reprodução/Instagram)Anitta e MC Gui em foto divulgada pela cantora no Instagram no dia 5 de outubro. Ela o elogia: 'Fofinho' (Foto: Reprodução / Instagram)

Nenhum comentário:

Postar um comentário