quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Novos eruditos entram em cena

Projeto ‘Jovem Músico’ apresenta recital com novos talentos da cena erudita


Trio de Cordas se apresenta hoje na série Jovem Músico BDMG.
Por Luiza Serrano

No dia 3 de outubro, os músicos Gustavo Fechus (violino), Victor Nigri(piano), e o trio de cordas formado por Iberê Carvalho (viola), Olívia Maia (violino) e Renan Moreira (violoncelo) se apresentarão na série Jovem Músico BDMG. Realizado pelo BDMG Cultural, o recital acontecerá na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, às 19h30. 

Os participantes passaram pelo crivo de uma comissão julgadora independente, formada por Clóvis Gontijo Salgado, Luciana Monteiro e Ronaldo Cadeu, no primeiro semestre de 2013. Pelo processo de seleção, participaram 37 jovens, de diferentes cidades mineiras. Ao todo, 26 músicos se apresentarão no programa, até novembro deste ano, uma oportunidade para que esses jovens talentos despontem no cenário da música erudita.

Os participantes

Trio de cordas (viola, violino e violoncelo) – Pianista acompanhante: Leonardo Queiroz de Andrade

Iberê Carvalho (viola)

O violista de 23 anos iniciou seus estudos musicais em 2004, em sua cidade natal, João Pessoa, na Paraíba, sob a orientação do professor Magno Job. Em seguida, Iberê Carvalho ingressou no curso de extensão da Universidade Federal do Estado (UFPB), na classe de Samuel Espinoza. O músico foi integrante de várias orquestras da Paraíba, como a Orquestra Sinfônica Jovem (OSPB Jovem), a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Camerata Brasílica. Em 2010, ingressou para o bacharelado em viola, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nas aulas de Carlos Aleixo dos Reis. Iberê Carvalho foi professor de viola no projeto social Orquestra Jovem de Contagem. O músico participou de vários festivais pelo país e foi premiado como aluno destaque do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC), em janeiro de 2013. Como camerista, recebe orientações de Miguel Rosselini e Celina Szvrinsk.

Olívia Maia (violino)

Olívia Maia iniciou seus estudos de violinosob orientação de Elias Barros. Em 2009, a violinista ingressou no bacharelado em música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na classe do professor Max Teppich. Posteriormente, teve aulas com Edson Queiroz na instituição, onde concluiu o curso no segundo semestre de 2013. A violinista foi bolsista na Orquestra Sinfônica da UFMG e estagiária no curso de extensão em música da universidade (CENEX – UFMG). Natural da cidade de Entre Rios de Minas e com 23 anos, Olívia integra a orquestra de câmara da escola de música de São Brás do Suaçuí e é professora dos projetos de música da cidade de Sarzedo e da Igreja Batista da Lagoinha, Fábrica de Artes. 

Renan Moreira (violoncelo)Natural de Belo Horizonte, o violoncelista de 23 anos iniciou seus estudos musicais em 2006, no Sesiminas, com os professores Anderson de Oliveira, Luciene Villani e Hudson Cunha. Participou de masterclasses com Márcio Carneiro, Matias de Oliveira, Hugo Pilger, Bernhard Loercher, Dennis Parker, OlafNiessing, Antônio Meneses e Elise Pittenger. No ano de 2010, ingressou no curso de bacharelado em música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação de Cláudio Urgel. O violoncelista foi integrante da Orquestra Jovem do Palácio das Artes e da Orquestra Sinfônica da UFMG. Atualmente, Renan Moreira desenvolve trabalhos camerísticos e é orientado por Celina Szrvinsk.

SERVIÇO

Jovem Músico BDMG apresenta:

Trio de cordas (Iberê Carvalho, Olívia Maia e Renan Moreira), Gustavo Fechus e Victor Nigri

Nenhum comentário:

Postar um comentário