quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Papa lança campanha contra a fome

No próximo dia 10 de dezembro vai arrancar uma campanha internacional para combater a fome, envolvendo as Cáritas de todo o mundo. A iniciativa «será aberta pelo Papa Francisco, no Vaticano» e «impulsionará o compromisso de toda a Igreja com os países do 'sul'», explicou Sebastián Mora, secretário-geral da Cáritas Espanha.


A iniciativa «surge no momento precedente à conclusão das metas de desenvolvimento do milénio», entre as quais estava a erradicação da fome extrema, aludiu o responsável, citado pelo portal Aci digital. Segundo Sebastián Mora, a campanha terá quatro linhas de ação: «a incidência pública, a sensibilização da população e, especialmente, das comunidades cristãs, a participação das pessoas empobrecidas no seu próprio desenvolvimento e, por último, a incidência política perante organizações internacionais no âmbito da segurança alimentar e combate à fome».


De acordo com o secretário-geral da Cáritas Espanha, o Papa Francisco «terá um papel de apoio [e] de suporte» na iniciativa. O Santo Padre «fará uma declaração e um gesto que dará início à campanha», contudo, «o Papa é imprevisível», pelo que «o apoio certamente será maior, devido à atenção especial que ele dedica ao mundo da pobreza», disse.

A campanha foi tornada pública no dia em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro. A propósito da efeméride, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) recorda que «842 milhões de pessoas no mundo sofrem de fome crônica» e sublinha que «pessoas saudáveis dependem de sistemas de alimentação saudáveis». Além disso, a agência das Nações Unidas alerta para a «degradação da natureza, causada por modelos insustentáveis de desenvolvimento, que ameaçam ecossistemas e biodiversidade».


Fátima Missionária

Nenhum comentário:

Postar um comentário