quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PNAD 2013 trará dados sobre o acesso à TV digital e internet móvel

Adital
Foto: Agência BrasilEntrevistadores Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão nas ruas em todo o país, a fim de coletar informações para Pesquisa Nacional de Amostragem (PNAD, por sua sigla em Português), 2013. Além de dados sobre o emprego, o desempenho, educação e habitação, a pesquisa irá novas questões sobre o uso da internet em dispositivos móveis, recepção de TV digital e acesso a canais por assinatura.
O objetivo é auxiliar o governo federal na condução da implementação do Sistema Brasileiro de TV Digital e melhorar o Programa Nacional de Banda Larga. No caso do sistema de TV digital, a previsão do governo é fora sinais de televisão analógicos entre 2015 e 2018, sem que prejudicam a população. Portanto, de acordo com o Ministério das Comunicações conselheiro Danilo Bertazzi, é necessário saber quantas pessoas ainda não têm uma televisão com recepção de sinal digital, quem são e onde estão.
Os resultados da pesquisa indicam que o governo, se é possível manter o cronograma conforme o planejado ou se você vai precisar fazer mudanças ou implementação de políticas específicas. "As opções estão sendo estudadas. Baseado em informações da PNAD, vamos tomar decisões, tanto para subsidiar o acesso ao dispositivo [dispositivo de recepção digital] ou o conversor, seja para alterar o cronograma", disse Bertazzi.
Em relação ao uso da internet, será a primeira vez que o IBGE avaliar o acesso à rede mundial através de telefones celulares e outros dispositivos. A PNAD, por exemplo, apenas avalia se a casa tem acesso à Internet através de computadores. Segundo Bertazzi, acredita-se que 80% do acesso à internet no país são feitas com dispositivos móveis, mas não sei quem são essas pessoas ou onde eles estão.
Tal como em 2004 e 2009, a pesquisa deste ano também trará um questionário de segurança alimentar, que vai pedir, por exemplo, se a pessoa se importa se ele fica sem dinheiro para comprar comida ou se alguém da sua família passou fome nos últimos três meses.
A colheita da PNAD 2013 começou há duas semanas no Rio de Janeiro. Na semana passada, os entrevistadores foram às ruas em mais de dez estados. Hoje, a coleção começa nas outras 17 unidades da Federação. O processo de coleta de dados vai durar três meses. A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2014.
Tradução: Daniel Barrantes - barrantes.daniel @ gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário