Leon e Lou Lou, ambos da subespécie Gorilla gorilla gorila
Está confirmada a boa notícia para os visitantes da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH): neste sábado (12), chega ao Jardim Zoológico o casal de gorilas-da-planície-ocidental Leon e Lou Lou, ambos da subespécie Gorilla gorilla gorila. Os dois irão se juntar à fêmea Imbi, que vive no zoo da capital desde agosto de 2011.
Os animais vêm emprestados de instituições diferentes: a fêmea Lou Lou vem do Zoológico de Howletts – Fundação Aspinall, no Reino Unido, e o macho Leon, nascido em Israel, vem do Zoo Loro Parque, em Tenerife, na Espanha. O empréstimo dos gorilas só foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA), e a obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura. A vinda dos gorilas para Belo Horizonte se insere na mobilização de várias organizações ambientais para ampliar as medidas de conservação da espécie.
Segundo o médico veterinário e diretor do Jardim Zoológico, Carlyle Mendes Coelho, a chegada do novo casal é um sinal da credibilidade da Zoo-Botânica junto aos organismos internacionais atuantes na conservação de espécies ameaçadas. “O novo grupo, a ser constituído por Leon, Imbi e Lou Lou, renova a nossa expectativa quanto à primeira reprodução de gorilas na América do Sul, e dá continuidade à história do Idi, que viveu no Zoo de BH de 1975 a 2012, e será sempre querido e lembrado pelos belo-horizontinos”, disse Carlyle.
De acordo com o presidente da Fundação Zoo-Botânica, Jorge Espeschit, a manutenção de gorilas em zoológicos, assim como de outras espécies ameaçadas de extinção, é fundamental para os projetos de reprodução e reintrodução desses animais na natureza. “Através dos programas educativos desenvolvidos com seus visitantes, os zoos promovem a formação de cidadãos sensíveis e comprometidos com a manutenção e a valorização da biodiversidade”, ressaltou Espeschit.
Quarentena
Ao chegarem zoológico, Leon e Lou Lou serão levados diretamente para o quarentenário do Zoológico, área protegida onde cumprirão um período de isolamento, sob a supervisão do Mi-nistério da Agricultura, longe do público e da gorila Imbi. A quarentena tem previsão de duração de 30 dias. Nesse período, apenas os médicos-veterinários, biólogos e tratadores aprovados por meio de uma série de exames aplicados pela Gerência de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Saúde terão acesso à área do quarentenário.
Durante toda a quarentena, Leon e Lou Lou serão monitorados, inclusive com a utilização de câmeras instaladas no interior do quarentenário, e passarão por exames de rotina realizados pelos médicos-veterinários da FZB-BH. Em um primeiro momento, os gorilas permanecerão isola-dos um do outro, pois não tiveram contato anteriormente. O comportamento do casal será acom-panhado e, quando forem observados sinais de interesse, típicos da espécie, os animais serão aproximados.
A quarentena será útil, também, para os gorilas se adaptarem à nova dieta, ao clima dife-rente e às pessoas responsáveis por cuidar deles. Passado esse período, e desde que não apre-sentem nenhum sinal clínico de doença, os animais serão liberados e estarão aptos à introdução no recinto de exposição, juntamente com a fêmea Imbi. A aproximação entre os três gorilas será feita de maneira progressiva, dependendo das reações e do interesse de cada um deles, respeitando o comportamento natural da espécie.
Comportamento
Na natureza, os gorilas vivem em grupos que variam de cinco a 30 indivíduos, entre jovens imaturos, fêmeas e seus filhotes, liderados por um macho adulto dominante. Este é facilmente reconhecível por apresentar as costas cinza-prateadas, característica denominada silverback. A liderança é conquistada graças à sua experiência e suas habilidades para proteger o grupo, e não somente por causa da sua força.
Quando atingem a maturidade sexual, os gorilas saem do grupo em que nasceram. Os machos podem formar grupos de solteiros ou ficar solitários até encontrar fêmeas para constituir o seu próprio grupo. Para as fêmeas, essa migração se dá por volta dos oito anos e, para os machos, a partir dos 11 anos.
Os novos gorilas do Zoo de BH
Leon
Nascimento: 31 de outubro de 1998
De onde veio: Zoo de Loro Parque em Tenerife/Espanha
Chegada à FZB-BH: 2013
Vivia em um grupo de machos e jovens adultos
Peso: aproximadamente 200 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário