Leeds (RV) – Nesta segunda-feira, os bispos de três Conferências Episcopais se reúnem para suas Assembleias Plenárias.
Em Leeds, os Bispos de Inglaterra e Gales debatem esta semana temas como o impacto da nova legislação que permite o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, o encerramento do Ano da Fé e os cortes do governo que podem afetar o trabalho dos capelães nas prisões e nos hospitais. Ainda na agenda do encontro, estão o relatório da comissão sobre os abusos contra menores e o discurso do Núncio Apostólico, Dom Antonio Mennini.
Já em Baltimore, os Bispos elegerão a nova presidência da Conferência Episcopal dos Estados Unidos. Além disso, os prelados votarão a aprovação do balanço preventivo de 2014, a tradução espanhola e inglesa de alguns textos litúrgicos e a proposta para a elaboração de uma declaração sobre a pornografia. Entre os temas em discussão, estão a tutela da vida, do matrimônio e da liberdade religiosa.
Em Fátima, o trabalho e a ideologia de gênero estarão na pauta da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Os bispos vão discutir uma carta pastoral intitulada ‘Visão cristã da sexualidade. A propósito da ideologia do gênero’ e uma nota sobre o tema ‘Desafios éticos do trabalho humano’.
Os trabalhos incluem uma reflexão sobre “o serviço da caridade”, informações relativas ao Observatório Social da Igreja e ao Sínodo dos Bispos sobre a Família, marcado para outubro de 2014. Na agenda dos bispos, estará ainda a preparação das Jornadas Pastorais do Episcopado (junho de 2014).
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário