Washington - "Defender a dignidade humana e cancelar a pobreza do mapa". Com esse tema, realiza-se nos dias 23 e 24 de novembro nas paróquias estadunidenses a "Campanha Católica para o Desenvolvimento Humano". A iniciativa contra a pobreza é promovida anualmente pela Conferência Episcopal dos Estados Unidos. Criada em 1969, a Campanha Católica para o Desenvolvimento financia vários projetos de promoção humana, social e econômica em favor das categorias sociais indigentes do país.
Além disso, todos os anos, no mês de janeiro, a campanha promove um mês de conscientização sobre a pobreza nos Estados Unidos. Em 2012-2013, foram distribuídos 214 subsídios num total de 9 milhões de dólares. Desse total, 178 foram destinados a projetos em favor de comunidades carentes e 36 para projetos de desenvolvimento econômico e geração de emprego.
"Nos Estados Unidos, 46 milhões de pessoas vivem na pobreza e muitas famílias enfrentam a situação de desemprego e o aumento do custo de vida. Muitos de nossos vizinhos não conseguem pagar planos de saúde, sustentar os filhos e comprar alimento", disse o bispo de Sacramento, Dom Jaime Soto, presidente da subcomissão episcopal para a campanha.
Segundo o prelado, a campanha se centraliza na mensagem do Evangelho sobre a justiça social. "Não podemos simplesmente ajudar as famílias em dificuldades e deixá-las sem meios de subsistência para o amanhã. Os nossos projetos visam soluções contra a pobreza a longo prazo e completam o trabalho de assistência das organizações caritativas católicas".
SIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário