Por Patrícia Azevedo
Repórter Dom Total
Repórter Dom Total
A Escola Superior Dom Helder realiza neste sábado (23) as primeiras etapas do processo seletivo para o mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. São oferecidas 20 vagas para ingresso no 1º semestre de 2014, distribuídas em duas linhas de pesquisa: ‘Direito, Sustentabilidade e Direitos Humanos’ e ‘Direito, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável’.
Acolhida
Faltando 30 minutos para o início da primeira etapa, composta por prova de idiomas, a maior parte dos candidatos já estava no local indicado. Eles foram recebidos por funcionários da instituição e pelo professor Élcio Nacur Rezende, coordenador do mestrado, que realizou breve acolhida.
Além de esclarecer dúvidas, Élcio passou orientações gerais sobre o certame e falou sobre o processo de consolidação do curso, que foi criado em 2010. Desde então, o corpo discente já produziu e defendeu 30 dissertações, participou de importantes eventos, como o XXII Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI), e elaborou relevantes artigos científicos.
“Apesar de novo, o Mestrado da Dom Helder Câmara é reconhecido nacionalmente pela qualidade de seus corpos docente e discente, e também pelo alto nível das pesquisas aqui desenvolvidas. Se não forem bem sucedidos neste processo seletivo, não desistam. Eu mesmo só entrei para o mestrado após duas seleções, e para o doutorado, na terceira tentativa. Vale a pena persistir”, disse aos candidatos.
Provas
O processo seletivo teve início pontualmente às 10h, com a prova de idiomas. Também neste sábado (23), das 14h às 17h, será realizada a segunda etapa (prova dissertativa), na qual o candidato deverá redigir texto respondendo a duas questões elaboradas pela comissão de seleção com base em bibliografia indicada no edital.
Procura nacional
A Escola registrou, neste processo seletivo, grande número de candidatos oriundos de outras cidades e Estados. É o caso da advogada Kássia Dornelas, que trabalha no setor jurídico da empresa LA Mineração. “Fiz a graduação em Direito em Franca, interior de São Paulo, e atualmente moro em Uberlândia. Recebi indicações sobre o curso da Dom Helder Câmara pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)”, contou Kássia. Segundo a advogada, o mestrado será útil em sua carreira profissional, na área de mineração, e também para concretizar o projeto de se tornar docente em Direito.
Já o candidato José Boeing veio de Santarém, no Pará, especialmente para participar do processo seletivo. Bacharel em Direito, Boeing é padre Congregação do Verbo Divino e integra a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Pará. Atua também na Comissão Pastoral da Terra (CPT) e em outras iniciativas de defesa da população do Amazonas.
“Presto assessoria jurídica para ajudar trabalhadores e indígenas, trabalhei por muitos anos com a Irmã Dorothy Stang. A minha busca pelo mestrado na área ambiental acontece com a proposta de contribuir na defesa dessas comunidades. São muitos os problemas que enfrentamos atualmente: a construção de hidrelétricas, o desmatamento, ocupações ilegais de pecuaristas e agricultores, assassinatos relacionados com a disputa de terra”, enumerou.
Entrevista
Os aprovados nas etapas deste sábado (23) passam ainda por entrevista oral no dia 6 de dezembro. O resultado final será disponibilizado na secretaria do Mestrado (Rua Álvares Maciel, 628/1º andar, Santa Efigênia, Belo Horizonte) e no portal domtotal.com, a partir do dia 11 de dezembro.
Redação Dom Total
Nenhum comentário:
Postar um comentário