quarta-feira, 6 de novembro de 2013

North Shopping terá novo layout até 2016

Os planos de expansão e reforma significam a chegada de novidades, com "uma surpresa" até junho de 2014
A chegada do grupo pernambucano JCPM ao mercado de shopping centers do Ceará continua motivando os demais players do setor em atuação no Estado. Desta vez, os grupos North e Ancar Ivanhoe revelaram que estão planejando uma reforma estrutural (fachada, interior e serviços) e até uma possível expansão para o equipamento mais antigo deles em Fortaleza: o North Shopping localizado na Avenida Bezerra de Menezes.

Centro de compras localizado na Avenida Bezerra de Menezes terá ´nova cara´, com reforma estrutural que inclui alterações na fachada, interior e serviços, revela o superintendente do shopping, Cláudio Freire FOTO: JOSÉ LEOMAR

"Temos planejado um verdadeiro retrofit. Tanto na questão de atendimento e serviços que o shopping presta quanto na questão arquitetônica e de ambientes. Até 2016, pretendemos estar com um shopping com outra cara. São mudanças de fachada e interior. E também estamos estudando uma expansão", afirmou o superintendente do North Shopping, Claudio Freire.

O valor do investimento, no entanto, não foi informado porque, segundo ele, "o projeto ainda está na fase embrionária".

Perguntado se os planos de expansão e de reforma significariam também a chegada de novas lojas, Claudio prometeu "uma surpresa" para o North Shopping até junho de 2014.

O projeto de reforma e de uma possível expansão do North Shopping da Avenida Bezerra de Menezes ocorre quando a maioria dos grandes centros comerciais fechados da Capital está promovendo reformas, além da chegada de novos shoppings, o que aumenta a concorrência para os mais antigos - até mesmo da própria rede como o empreendimento recém-inaugurado pelos grupos North e Ancar no bairro Jóquei Clube.

Olho na concorrência

Sobre a concorrência direta do já batizado Riomar Norte, a executiva de Desenvolvimento do grupo North, Jacqueline Braga foi direta: "o grupo North está há 22 anos no mercado cearense, conhece muito bem o consumidor local e, aliado à Ancar Ivanhoe - grande player nacional -, acredito que essas duas forças juntas e a criatividade do nordestino vai ser um páreo duro para qualquer concorrente. E o shopping está se preparando pois a gente vai sim disputar o nosso cliente".

O projeto do concorrente JCPM ainda não foi finalizado e segue em análise na Prefeitura de Fortaleza, mas, segundo o anunciado em meados de 2012, deve ser construído no bairro Presidente Kennedy e terá 50.300 metros quadrados (m²) de Área Bruta Locável (ABL), 140 mil m² de área construída, 16.731 m² de área empresarial e um total de 2.900 vagas de estacionamento.

Demais empreendimentos

Com previsão de faturamento de R$ 100 milhões até o fim deste ano no recém-inaugurado North Shopping Jóquei, a parceria da Ancar Ivanhoe e o grupo North também prevê, além da reforma do North Shopping da Avenida Bezerra de Menezes, a modernização do Via Sul e a reforma - já em execução - do North Shopping Maracanaú.

Todos os empreendimentos são administrados pela parceria dos dois grandes players, que tem previsão de um investimento total de R$ 800 milhões, segundo Claudio.

Interior

Já sob a tutela apenas do grupo North está o shopping de Sobral, que foi inaugurado em maior deste ano. Este, inclusive, é o único da rede que seguiu a tendência de interiorização aqui no Ceará. "Está sendo maravilhoso, é uma região muito propícia para investimento e acreditamos no sucesso pleno daquele shopping. Não há ainda o hábito, mas nós estamos criando a cultura de shopping lá", conta Jacqueline.

De acordo com ela, três empreendimentos estão sendo "construídos do zero, do chão", mas, "caso apareça algo interessante no caminho até a inauguração deles, o grupo North estará atento", garante.

Iguatemi vai ganhar sala IMAX

Os esforços do Iguatemi para se manter no topo do mercado de shopping centers do Ceará renderam mais uma inovação aos clientes, que deve ser inaugurada já em dezembro deste ano - antes mesmo da conclusão da expansão do empreendimento em novembro do próximo ano. Trata-se da primeira sala de cinema IMAX do Estado.

Os cinemas com tecnologia IMAX têm telas muito maiores, som e imagem de altíssima definição, podendo transmitir filmes em 2D e 3D FOTO: DIVULGAÇÃO

O contrato, segundo a diretora da Jereissati Centros Comerciais - controladora do Iguatemi -, Ília Freitas, foi fechado recentemente e os detalhes da sala ainda não foram apresentados. No entanto, ela explicou que uma das salas vai ser escolhida e vai virar o IMAX.

"Nós temos 12 salas e optamos por isso para não ter que fazer mais cinemas", ressalta durante entrevista no BrasilShop Fortaleza, na manhã de ontem.

De acordo com a tecnologia em uso no Brasil, a nova sala deve apresentar, pelo menos, uma tela padrão de 22 metros de largura e 16,1 metros de altura.

Ainda sobre as novas lojas já confirmadas para o Iguatemi, ela voltou a falar de "Outback (restaurantes), Bodytech (academia), Ricardo Almeida (roupa masculina), Sacada (moda) e Loungerie (moda íntima), além de confirmar as negociações com a Zara (moda), que devem ser fechadas até maio de 2014 - prazo máximo do shopping para fechar o mix da expansão.

´Ano difícil´

Ília ainda admitiu durante palestra que 2013 "não foi um ano fácil", principalmente, por conta das obras de expansão. "Nós tivemos dificuldade no primeiro semestre e estamos tentando resolver tudo no segundo", declarou.

Ília também revelou que houve uma queda de 5% na movimentação de automóveis no shopping, a qual ela credita a motoristas que usavam o estacionamento do Iguatemi como forma de driblar o trânsito. Ao todo, esse pessoal representava 50% dos que passavam pela cancela do Iguatemi. Em contrapartida, segundo disse sem revelar números, o ticket médio do consumidor que vai ao shopping aumentou nos últimos meses.

Concorrência

Sobre a concorrência, a diretora voltou a afirmar que a expansão já estava planejada antes da chegada do grupo JCPM ao Ceará e garante: "uma coisa é verdade, a nossa história já está feita há 31 anos e alguém vai ter que correr atrás da gente". (AOL)

Investidores continuam a olhar o Ceará

A expansão e a chegada de novos shoppings ao Ceará deve continuar em ritmo forte nos próximos anos, segundo avaliação do presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), Nabil Sahyoun. Durante o BrasilShop - realizado pela segunda vez consecutiva em Fortaleza -, ele apontou o interesse de "grandes empresários que estão enxergando o potencial de vendas das regiões Norte e Nordeste" como propulsor de uma nova fase do boom de shoppings no Estado. "O mercado local daqui vai continuar crescendo. Temos na praça os próprios varejistas interessados, independentes de shopping, todos querendo investir no Ceará", afirmou.

Em construção em Fortaleza, o Shopping Riomar é um dos empreendimentos do setor atraídos pelo mercado local favorável FOTO: BRUNO GOMES

Também presente ao evento - realizado ontem no hotel Gran Marquise -, o superintendente do North Shopping, Claudio Freire, reforçou o discurso de Sahyoun ao afirmar que "a demanda reprimida no Estado, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) local maior que o nacional e o varejo nordestino com mais superávits que o do Sul e Sudeste" embasam o interesse dos investidores no mercado cearense.

Gargalos

Apesar da perspectiva promissora para os shoppings no Ceará, os representantes dos empreendimentos já instalados no Estado apontaram "a falta de mão de obra qualificada e a falta de apoio para os lojistas" como os principais gargalos do setor.

Para o presidente da Alshop, "a grande luta é o financiamento para o pequeno empresário". Muitos lojistas, segundo contou, não possuem muita capacidade de garantia e acabam dando a própria loja para conseguir financiamentos prolongados.

"Nos Estados Unidos tem mais de 45 mil shopping centers e o sistema de financiamento oferece 10 ou 15 anos e até com carência para pagar, com juros baixos. Se isso vier para o Brasil, a gente pode ter até 30 ou 40 mil shopping centers porque temos potencial para isso", destacou.

Sahyoun também contou de um encontro com representantes do Ministério da Pequena e Média Empresa e do Sebrae Nacional no intuito de aumentar o teto do Simples Nacional como forma de apoiar o crescimento dos lojistas em todo País.

Para Nabil Sahyoun, o financiamento ao pequeno empresário ainda é um grande desafio FOTO: FABIANE DE PAULA

Interiorização

Outro ponto tratado pelo presidente da Alshop diz respeito à interiorização dos shoppings, que ainda não chegou ao mercado cearense com tanta intensidade. "Isso é momentâneo. Vai chegar, é irreversível o processo. As regiões que tem mais de 100 mil habitantes se tornarão a bola da vez em um curto espaço de tempo e os prefeitos das cidades do interior que não tiverem shopping centers vão perder receita para os vizinhos que tiverem", diagnosticou. (AOL)

ARMANDO DE OLIVEIRA LIMAREPÓRTER 

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