domingo, 3 de novembro de 2013

Pe. José Fernandes de Oliveira : Dia de lazer, de encontro com os amigos, dia do Senhor



Padre José Fernandes De Oliveira*
Desejo-lhes um santo e abençoado domingo. Dia de lazer, de encontro com os amigos, dia do Senhor. Hoje celebramos com a Igreja no Brasil a solenidade de todos os santos e santas. Porque o nosso Deus é santo, somente os santos podem entrar na comunhão eterna com ele. Daí a nossa vocação para a santidade.

 Santidade que se vai construindo nessa vida e alcança a sua plenitude com a nossa morte física. A santidade a que somos chamados é um processo dinâmico que se inicia com o nosso batismo e termina com a nossa morte. Nesse momento último neste mundo Deus quer nos encontrar santos e assim nos encontrar entraremos no seu Reino preparado por Jesus, o nosso Salvador, com a sua santa morte e a sua gloriosa ressurreição. 

Cuidemos, portanto, para irmos construindo uma vida que seja do agrado de Deus. Por isso, com a sua graça e o nosso esforço, lutemos pela justiça e pela verdade, sejamos mansos e humildes, sempre considerando o outro mais importante que nós, sempre perdoando, nunca alimentando sentimentos de ódio ou de violência contra ninguém, sendo generosos e bondosos, puros de corpo e de mente, nunca nos envergonhando de sofrer seja o que for por darmos testemunho de vida cristã, sabendo usar os bens deste mundo nunca como um fim, mas sempre como um meio, sabendo repartir com quem mais precisa, enfim, nada fazendo que seja do desagrado de Deus. 

Se vivermos assim, mesmo que o mundo nos despreze, estaremos construindo a nossa santificação e a nossa morte será apenas o começo da nossa eternidade em Deus. Fomos criados para o eterno. Cabe a nós tudo fazer para vivermos essa eternidade em Deus. Foi por isso que Jesus Cristo veio até nós para nos mostrar qual o caminho que devemos seguir neste mundo. E o caminho apontado por Cristo é o único que termina em Deus. A santidade se vai fazendo. Ele não se faz de uma só vez.

*Doutor em Direito Canônico, Presidente do Tribunal Eclesiástico do Ceará e professor da Faculdade Católica de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário