domingo, 10 de novembro de 2013

Supertufão leva Vietnã a retirar 600 mil pessoas de suas casas

Tormenta arrasou parte das Filipinas.
Poderoso tufão deve atingir o território vietnamita na segunda-feira (11).

Da EFE

Voluntários da Cruz Vermelha e funcionários colocam sacos de areia sobre casas em Hoa Hai ala, no distrito de Ngu Hanh Son. (Foto: Tuan Tran Quang / VNRC / Via Reuters)Voluntários da Cruz Vermelha e funcionários colocam sacos de areia sobre casas em Hoa Hai ala, no distrito de Ngu Hanh Son. (Foto: Tuan Tran Quang / VNRC / Via Reuters)
A chegada do supertufão "Haiyan" levou as autoridades do Vietnã a retirarem cerca de 600 mil pessoas de suas casas em áreas de risco  neste domingo (10). A tormenta deixou um rastro de destruição na região central das Filipinas. O poderoso tufão deve atingir o território vitnamita na segunda-feira (11).
"Esvaziamos mais de 174 mil casas, equivalentes a mais de 600.000 pessoas", indicou um relatório do Departamento de Controle de Inundações e Tempestades vietnamita.
Haiyan se dirige, após mudar de rumo, às províncias do norte e noroeste com uma velocidade de 35 km/h, indicou o escritório meteorológica do Vietnã.
Barcos de pesca são ancorados na cidade de Danang, no Vietnã. (Foto: Hau Dinh / AP Photo)Barcos de pesca são ancorados na cidade de Danang, no Vietnã. (Foto: Hau Dinh / AP Photo)
O tufão, que em sua passagem pelas Filipinas atingiu sua máxima potência, perdeu força durante seu transcurso pelo Mar do Sul da China até que o departamento vietnamita o rebaixou para o nível de potência 1, o mais baixo da escala.
O primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, disse na sexta-feira (8), após uma reunião de emergência, que apesar de o tufão chegar debilitado, ainda tem força para "complicar" a situação.
A companhia aérea estatal Vietnan Airlines confirmou que 62 de seus voos foram cancelados devido ao temporal
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário