Belém (RV) – Milhares de peregrinos de todo o mundo e palestinos cristãos e muçulmanos acolheram na noite de Natal o Patriarca latino de Jerusalém, Fuad Twal, em sua entrada na Praça do Presépio de Belém. Com a tradicional cerimônia de cores e música, iniciaram-se as celebrações do Natal na Terra Santa.
Twal, máxima autoridade católica da região, chegou à cidade onde nasceu Jesus depois de uma peregrinação de 7km, sempre escoltado pela polícia.
Em sua homilia na na Basílica de Natividade, o Patriarca fez um apelo por uma “solução justa e com equidade” à discórdia entre israelenses e palestinos. Diante do Presidente da ANP, Abu Mazen, e da chefa da diplomacia da EU, Catherine Ashton, o arcebispo recordou “todos os dramas da humanidade nos cinco continentes: das guerras civis na África ao tufão nas Filipinas, passando pelas difíceis situações no Egito, Iraque e Síria”.
O Patriarca latino rezou ainda pedindo “sabedoria e coragem” para todos os responsáveis políticos da região, particularmente o Rei Abdullah II, guardião dos Lugares Santos na Palestina.
Inspirando-se na noite dramática vivida por São José e a Virgem Maria antes do nascimento de Jesus, que não encontraram lugar no albergue, Dom Fouad Twal disse que “aquela noite histórica nos faz lembrar a longa noite em que está mergulhado o nosso mundo e o nosso Oriente Médio”.
O Patriarca terminou pedindo aos cristãos que permaneçam na Terra Santa, “na esperança de um futuro melhor”.
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário