sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Dom Raymundo: Anchieta poderá ser santo em 2014


Cidade do Vaticano (RV) -  RealAudioMP3 O Arcebispo de Aparecida, e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, afirmou na última quarta-feira, 18, que o Beato José de Anchieta poderá ser canonizado em 2014. “Eu tive a honra e a alegria de receber um telefonema pessoal do Santo Padre para dizer, justamente, que acolhia positivamente o pedido de canonização”, disse. O Apóstolo do Brasil foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em Roma, em 22 de junho de 1980. A Rádio Vaticano conversou com o Cardeal Dom Raymundo....

A data da canonização ainda não está definida, mas pode ser que ocorra ainda em 2014. “Ao responder positivamente, o Papa nos enche de alegria e satisfação, principalmente nos locais por onde ele passou: São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Ele é uma pessoa que marcou a nossa história desde o início", afirmou Dom Raymundo. 

Anchieta ficou conhecido como o "Apóstolo do Brasil", pois, de acordo com d. Raymundo, "foi um grande missionário, que merece ser colocado como modelo de seguimento do Evangelho". 

O Beato Anchieta, que nasceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), em 19 de março de 1534, chegou ao Brasil em 1553 e em 25 de janeiro de 1554, participou da fundação do Colégio de Piratininga que deu origem à metrópole de São Paulo, no local onde se encontra o Pateo do Collegio. Faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta no Estado do Espírito Santo) em 9 de junho de 1597.

O Trabalho de preparação da Positio em Roma, ou seja o texto com a biografia de Anchieta, uma relação de prováveis milagres e a dimensão nacional e internacional de sua devoção; como também provas da sua fama de santidade, está sendo feito pelo responsável do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano, Padre César Augusto dos Santos. (SP)


Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário