Nesta semana, o público de duas cidades do interior cearense - Sobral, na região norte, e São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza - pode apreciar produções cinematográficas e ainda participar de palestras e oficinas em dois eventos que prometem agitar o cenário cultural desses municípios. E o melhor: tudo grátis.
O 1º Festival de Cinema Internacional de Sobral (Cinebral), com abertura nesta segunda-feira, (2), às 19h, no Theatro São João, oferece uma programação de filmes premiados do Brasil, Rússia, Bélgica, Itália, Espanha, Hungria, Áustria e Finlândia, dentre outros países. Também haverá oficinas, palestras, exposições e apresentações culturais, na Casa da Cultura de Sobral, Escola de Música, Sesc, Estação da Juventude do Tamarindo, Estação da Juventude da Vila Recanto e Casa da Cultura de Forquilha. As atividades seguem até o próximo sábado (7).
Entre os curtas metragens na programação do Cinebral está o filme “Picolé”, produzido por alunos sobralenses e lançado em agosto deste ano, na 5ª edição do projeto “A Escola vão ao Cinema”. A animação também foi selecionada para o Anima Mundi, um dos maiores festivais do Brasil e um dos mais importantes do mundo no gênero.
O Cinebral é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA), com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura do Estado.
CINEMA NA PRAÇA
A partir terça-feira (3) até o próximo domingo (8) é a vez da primeira edição do FestCine São Gonçalo, em São Gonçalo do Amarante. O público do municípios e áreas vizinhas
podem assistir todas as noites, a partir das 19h, na Praça da Matriz, aos filmes concorrentes das mostras competitivas de longa e curta-metragem.
O festival nasceu do tradicional do 4FestCine Maracanaú e faz um recorte da produção audiovisual e independente do Brasil e outros países. Com programação gratuita, o Festival objetiva a democratização do acesso ao cinema, às manifestações culturais, objetivando também o incentivo à produção audiovisual em novas mídias digitais. Ao longo do festival, acontece também uma feira de artesanato reunindo a produção dos artesãos locais.
O vencedor na categoria - Melhor Longa-Metragem, receberá prêmio no valor de R$ 15 mil e o Troféu Barros Pinho; na categoria Melhor Curta- Metragem, R$ 10 mil e o Troféu Barros Pinho.
O FestCine São Gonçalo é realizado pelo FestCine Maracanaú e Abraham Filmes e Estúdios Digitais, sob a direção geral de Afonso Celso. Agradecimento especial: Coelce. Apoio institucional Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e Secretaria de Cultura de São Gonçalo do Amarante.
Mais informações: Cinebral – (fone: 88 3111 1661) / FestCine São Gonçalo - www.festcinesaogoncalo.com. br
Com informações das assessorias de imprensa dos festivais
Boa Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário