Washington (RV) – A Conferência Episcopal dos Estados Unidos “está com o Papa Francisco em seu apelo para acabar com a fome no mundo”: è o que afirma a nota publicada no dia do lançamento da campanha da Caritas “Uma só família humana, alimento para todos”, terça-feira, 10.
A iniciativa vai se concluir em maio de 2015 e se baseia numa série de propostas para sensibilizar os governos a adotar medidas que garantam às pessoas o direito de comer. Nos EUA a abertura da campanha foi marcada por uma concelebração eucarística presidida pelo bispo de Des Moines, Dom Richard Edmund Pates, Presidente do Comitê Episcopal de Justiça internacional e Paz, e reuniões de oração coordenadas pelas agências do Catholic Relief Services (a Caritas local).
Em várias ocasiões, os Bispos estadunidenses dirigiram apelos às autoridades federais para assegurar o respeito dos critérios éticos na distribuição dos recursos econômicos da nação. A pobreza e a fome, não obstante a imagem de um país rico, são uma chaga que cresce também nos EUA.
Segundo estimativas, existem no país mais de 30 milhões de indivíduos – muitos dos quais crianças – em situação de grave dificuldade. Uma fatia significativa da população è obrigada a recorrer a ajudas públicas para comer, como os chamados ‘food stamps’, vales oferecidos pelas autoridades federais para comprar alimentos.
(CM)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário