São Paulo (SP) – Será inaugurada no próximo dia 6 de dezembro, no Claustro São Francisco de Assis, no Largo São Francisco, em São Paulo, a 24ª Exposição Franciscana de Presépios.
Entre os 42 conjuntos que compõe a Mostra ambientada num salão que faz referência a uma estrebaria, foram escolhidos alguns presépios especialmente para as crianças.
“Tudo aconteceu de modo natural. Este ano tivemos a sorte de encontrarmos estes conjuntos que remetem ao universo infanto-juvenil. A primeira busca foi por causa de um presépio da Playmobil e daí os demais vieram para compor este universo mágico e lúdico”, explicou o coordenador da Exposição, que também é museólogo e responsável pelo Departamento de Bens Culturais da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei Roger Brunorio.
Segundo Frei Roger, os presépios são oriundos da Argentina, Alemanha, Quênia, Paraguai, Angola, Polônia, Filipinas, EUA, Indonésia, Itália, Bolívia, Peru, Síria, Hungria, Áustria e Brasil.
Dos conjuntos brasileiros, dois ganham destaque: um feito de palha de milho, da artista mineira Maria Amélia Dini Coutinho, e o presépio da artista carioca Nívea Semprini, com personagens nas periferias das grandes cidades brasileiras, onde podem ser vistos o jovem com o skate, a lavadeira com a bacia na cabeça, o jovem violeiro e o vendedor de frutas.
Segundo o religisos, essas cenas são comuns na tradição presepeira e festas do ciclo natalino, como expressões mais contundentes da celebração popular do Natal, pois vão além do rito litúrgico celebrado no interior das capelas e igrejas. “A festa do Natal é essencialmente uma festa popular e universal. Certamente é a evocação da Sagrada Família como modelo e espelho no qual se reflete a imagem de cada uma das personagens onde podemos nos identificar”, explica o coordenador da Mostra.
O presépio é uma devoção franciscana que nasceu em 1223, na cidade italiana de Greccio, por iniciativa de São Francisco de Assis. No Natal daquele ano, ele promoveu a primeira encenação do presépio, usando animais e pessoas da região do Vale de Rieti. (JE)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário