Os presidentes latinos usaram as redes sociais, programas de rádio e pronunciamentos na televisão para desejar seus votos de felizes festas. Observando o discurso de cada presidente da América Latina, apenas dois se destacam: a fala do ateu Mujica e o slogan ‘feliz chavidad’ de Maduro.
No Uruguai, o Natal é - por lei - o “dia da família” desde o início do século passado. Como Estado laico, o país não tem nenhum feriado religioso. A Semana Santa, por exemplo, foi transformada na Semana do Turismo.
Pepe Mujica – que é ateu – usou seu espaço na Rádio Uruguay para falar sobre o assunto. Disse que não poderia falar de outro assunto porque o Natal toma conta de todos. Citou os ‘costumes não cristãos’. Fez questão de mandar um ‘abraço simbólico’ aos 'jovens que estão olhando para o futuro com alegria e incertezas'.
‘Há muitas pessoas que estão sozinhas. Sozinhas porque sim, porque a roleta da vida assim quis’, disse Mujica. O presidente falou por telefone, ao vivo, na manhã de terça-feira. Ouça o áudio completo aqui (no início da fala do presidente é possível alguém picando alguma coisa ao fundo... seria dona Lucía fazendo o almoço?).
O Natal de outros presidentes latinos:
“Não esqueçamos que os homens fazem os tempos. Sejamos melhores e os tempos serão melhores, e uma casa dividida nunca prevalecerá.”
Enrique Peña Nieto, presidente do México
“Nesta data simbólica, que nos convida para uma reflexão, desejo saúde, paz e felicidade na companhia de seus entes queridos.”
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
“Feliz Chavidad”
Ollanta Humala, presidente do Peru
Apareceu com a família inteira em rede nacional para desejar feliz Natal. A primeira-dama e cotada para suceder o marido, Nadine Heredia, inclusive.
“Que a paz e a alegria reinem em todos os lares paraguaios”
Nenhum comentário:
Postar um comentário