Cidade do Vaticano (RV) - Os votos são de que "a Igreja seja cada vez mais transparência de Cristo". Foi o que disse o Secretário de Estado Pietro Parolin, respondendo a algumas perguntas dos jornalistas ao término da apresentação, em Roma, do livro "Papa Francisco. Minha porta está sempre aberta", do diretor da revista jesuíta "La Civiltà Cattolica", Pe. Antonio Spadaro.
O texto traz uma mais completa edição da conversação do Papa Francisco com o autor do livro.
"É muito fácil colaborar" com o Papa Francisco, "há muita sintonia e isso é alvissareiro para o futuro", disse Dom Parolin, fazendo votos de que a Igreja seja cada vez mais transparência de Cristo e de que essas reformas se encaminhem no sentido de mostrar um rosto sempre mais autêntico de Igreja:
"Espero que seja realmente uma reforma do Espírito. Certamente as estruturas devem ser reformadas para ser mais transparência do Evangelho e para ser também mais eficazes no exercício concreto do serviço que devem prestar, porém o importante é que todos nos comprometamos, como o Papa nos pede, nesta dimensão de renovação pessoal, para usar uma palavra cristã de conversão contínua."
Respondendo o que este Pontificado do Papa Francisco significa para a Igreja e qual é a esperança, disse Dom Parolin:
"Creio que a esperança é de que o Evangelho possa realmente chegar a todas as pessoas: essa dimensão missionária que foi ressaltada também hoje, que é fundamental nas palavras e no estilo do Papa Francisco, e que vem justamente também da América Latina. A Conferência de Aparecida evidenciou esta dimensão missionária da Igreja, a necessidade de ir às periferias, de se chegar a todos, e de levar a todos a riqueza da alegria do Evangelho. Também isso é muito bonito e é a nota dominante da Evangelii Gaudium. O Evangelho é alegria e somos convidados a alegrar o mundo levando essa Boa Notícia."
Também perguntado por jornalistas acerca da Conferência de Genebra sobre a Síria, Dom Parolin disse esperar que os obstáculos sejam superados e que se possa encontrar uma solução. (RL)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário