sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Faleceu em Paris, aos 98 anos, o teólogo jesuíta Pe. Gustave Martelet



Paris (RV) – Faleceu na última terça-feira (14), aos 98 anos em Paris, o teólogo jesuíta Padre Gustave Martelet. Os funerais serão realizados no próximo sábado, ás 10 horas, na Capela de Santo Inácio, em Paris.


“O fio condutor de toda a sua reflexão foi aquele de compreender o que é a vida!”, afirmou o jesuíta François Euvé - Redator Chefe da revista Études -, uma das últimas pessoas a encontrar Padre Martelet.

A existência deste teólogo foi marcada pelo drama da morte desde tenra idade, tendo perdido seu pai logo após a sua concepção e de seu irmão gêmeo. Não obstante as dificuldades financeiras da família, teve uma infância tranqüila, vivendo com o essencial. Em 1933 ingressou no Seminário Maior de Lyon onde descobriu a própria vocação na Quinta-feira Santa de 1934. Entrou na Companhia de Jesus aos 19 anos.

Em 1940, perde seus irmãos na Guerra, incluindo o irmão gêmeo. Concluída sua formação filosófica e teológica, chega a Paris em 1945, onde descobre o marxismo, a pré-história e a ciência. Após sua ordenação em 1948 e a especialização em paleontologia e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Padre Martelet começa a ensinar, inicialmente me Lyon e após no Centre Sèvres, de Paris, em 1975.

A Criação, o mal, a morte e a ressurreição representam os temas fundamentais das suas pesquisas. A sua obra-prima intitulada “Vitória sobre a morte” abrange o núcleo de sua visão teológica. 

Pe. Martelet desenvolveu um papel ativo no Concílio Vaticano II, do qual acompanhou todas as sessões na qualidade de teólogo dos bispos francófonos da África. (JE)

Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário