quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Márcio Pochmann analisa relação do trabalho com a vida no 27º Curso de Verão

Assessoria de Comunicação Curso de Verão
"Estamos perdendo a capacidade de socialização com a intensificação do trabalho. O trabalho segue sendo um elemento central na organização da vida humana". As afirmações são do professor Márcio Pochmann, durante palestra nesta quarta-feira (8) no Curso de Verão, realizado no auditório do teatro Tuca, na PUC - SP.
Economista do Instituto de Economia e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas, Márcio é um dos assessores convidados do evento, que neste ano discute o tema ‘Juventudes em foco: por políticas públicas inclusivas em trabalho, educação e cultura'. O curso iniciou no último dia 4 e vai até o dia 12 de janeiro.
Márcio estará presente ainda nesta quinta-feira (9), onde dará continuidade ao tema ‘Juventude e trabalho'. Na manhã desta quarta-feira, ele abordou a relação do trabalho com a vida, mostrando este cenário desde o século XVIII, com a sociedade agrária (rural). Neste período não existia um conceito de juventude, já que as crianças começavam a trabalhar muito cedo para ajudar a família.
A sociedade urbano-industrial trouxe mudanças nesse quadro e as pessoas passaram a ir para as cidades a fim de vender o seu tempo de trabalho. Os filhos deixaram de trabalhar com seus pais para ir à escola, instituição esta que passou a ser responsável pelos ensinamentos antes oferecidos apenas pela família, além de passar novos conceitos.
Márcio Pochmann falou também sobre a transição da sociedade moderna para o período pós-industrial. Nesta fase, o trabalho material, concreto perde espaço para o trabalho imaterial (serviços), o que exige cada vez mais capacidade de analisar o conjunto de informações.
Ele criticou ainda a atuação das universidades, que dificulta a visão global da sociedade, e tratou da dedicação excessiva das pessoas com o trabalho, deixando de ter qualidade de vida. O professor finalizou sua explanação defendendo a necessidade de compreender o coletivo para propor e fazer mudanças.
O Curso de Verão é uma iniciativa do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep). As palestras acontecem das 8h30 às 10h30 e são transmitidas ao vivo no link www.ceseep.org.br/cverao
Fonte: www.ceseep.org.br/cverao

Nenhum comentário:

Postar um comentário