Cidade do Vaticano (RV) – Como era a face de Jesus? Também a arte procurou responder a esta interrogação, proposta agora na obra “Cristo: os retratos”, realizada pelo escritor e crítico de arte italiano Mario Dal Bello e editada pela Livraria Editora Vaticana (LEV). O volume será apresentado na próximo semana, na Sala Paulo VI da Pontifícia Universidade Lateranense, durante o encontro intitulado “As faces de Cristo na arte”.
Estarão presentes na apresentação da obra, entre outros, o Reitor da Lateranense, Dom Enrico Dal Covolo, o dirigente do Ministério para os Bens Culturais e Superintendente do pólo de museus de Roma, Claudio Strinati e o Diretor da LEV, Padre Giuseppe Costa.
“Não existe uma retratação autêntica de Jesus – observa Dal Bello. E ainda, ‘imagens’ dele existem muitas, desde os primeiros séculos da era cristã até os nossos dias. Representar o Cristo, que demonstrou conhecer e amar tanto o homem, significa representar, através da sua história, a face da humanidade, da sua viagem ao longo dos séculos entre dramas e esperas de luz”.
Tem início com a época paleocristã e o Cristo dos primeiros séculos. Depois, a Idade Média e o período Gótico, prosseguindo com o Renascimento e o Barroco, para concluir-se com o Cristo da modernidade. Nesta primeira sessão, que fornece uma reconstrução histórico-artística, será apresentada uma resenha de obras, compostas por mosaicos, pinturas, esculturas, vitrais e até mesmo um fotograma do ‘Evangelho segundo Mateus’, de Píer Paolo Pasolini. (SP)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário