sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ONU declara 2014 como Ano Internacional da Agricultura Familiar

No ano de 2012, a agricultura familiar foi eleita pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) como o tema para o ano de 2014.


2014 é Ano Internacional da Agricultura Familiar
2014 é Ano Internacional da Agricultura Familiar
A atividade produz mais de 70% dos alimentos consumidos pela população e já é prioridade da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), órgão que está à frente da campanha pelo ano dedicado à modalidade.
Segundo o site da FAO, o objetivo do Ano Internacional é reposicionar o setor no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equilibrado da produção de alimentos.
Um dos objetivos é voltar as atenções do mundo para a erradicação da fome e pobreza, melhoria dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
No Brasil, chega a 77% o percentual de empregos proporcionados por tal atividade agrícola. A agricultura familiar emprega muito mais pessoas do que o agronegócio, além de manter a saúde de seus trabalhadores, por não fazer uso de agrotóxicos; e de contribuir para a preservação ambiental, já que opta por cultivos variados e métodos naturais para a manutenção da produção.
João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), apontou que, apesar das conquistas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera); e o Programa Terra Forte, resultados da luta dos movimentos sociais do campo, os investimentos em agricultura familiar ainda são desproporcionais se comparados aos do agronegócio.

Fonte: caritas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário