Visita vai decorrer entre 24 e 26 de maio, com passagens por Amã, Belém e Jerusalém
OC/Agência ECCLESIA | Monumento comemorativo do encontro entre Paulo VI e Atenágoras, Basílica da Anunciação, Nazaré
Cidade do Vaticano, 05 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa revelou hoje que vai realizar a sua primeira visita à Terra Santa no próximo mês de maio, para assinalar o 50.º aniversário do “histórico” encontro entre Paulo VI e o patriarca Atenágoras (Igreja Ortodoxa).
“No clima de alegria típico deste tempo natalícia, desejo anunciar que de 24 a 26 de maio próximo, se Deus quiser, farei uma peregrinação à Terra Santa. O seu objetivo principal é comemorar o histórico encontro entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras, que aconteceu precisamente a 5 de janeiro, como hoje, há 50 anos”, disse, após a recitação da oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício sobre a Praça de São Pedro, no Vaticano.
O encontro entre Paulo VI e o patriarca ecuménico de Constantinopla marcou uma nova etapa nas relações entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, promovendo uma maior aproximação, mais de nove séculos depois do Grande Cisma do Oriente (1054).
Francisco vai passar pela capital da Jordânia, Amã, por Belém, na Palestina, e Jerusalém.
O Papa revelou que se vai encontrar com “todos os representantes das Igrejas cristãs de Jerusalém” na Basílica do Santo Sepulcro, juntamente com o patriarca Bartolomeu, de Constantinopla.
“Peço-vos desde já que rezem por esta peregrinação, que será uma peregrinação de oração”, acrescentou.
Esta será a segunda viagem fora da Itália de Francisco, após a visita ao Brasil em julho de 2013, e a quarta visita de um Papa à Terra Santa, após Paulo VI (1964), João Paulo II (2000) e Bento XVI (2009).
OC
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário