terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Papa dirige-se a quem está longe da Igreja


Francisco convida a aceitar «amor» de Deus, com «respeito» por todos

Lusa
Cidade do Vaticano, 06 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco deixou hoje um convite a quem está “longe” da Igreja e da fé, pedindo que estas pessoas aceitem o “amor” de Deus.
“O Senhor chama-te, procura-te, espera-te, não faz proselitismo; dá amor e este amor procura-te, espera-te a ti que, neste momento, não acreditas ou estás longe”, disse, falando de improviso durante a recitação da oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício sobre a Praça de São Pedro.
Numa intervenção centrada na celebração da solenidade litúrgica da Epifania, conhecida popularmente como dia de reis, Francisco sublinhou a “iniciativa” de Deus que vem ao encontro de cada pessoa.
“Gostaria de dizer, sinceramente, aos que se sentem afastados de Deus e da Igreja, dizê-lo aos que têm receio e estão indiferentes: o Senhor chama-te também a ti, chama-te a fazer parte do seu povo e fá-lo com grande respeito e amor”, declarou.
O Papa recordou o exemplo dos os Magos que de acordo com os relatos evangélicos foram a Belém adorar Jesus, guiados por uma estrela.
“A nova estrela que apareceu aos Magos era o símbolo do nascimento de Cristo. Se não tivessem visto a estrela, esses homens não teriam partido: a luz precede-nos, a verdade precede-nos, a beleza precede-nos”, referiu.
Francisco convidou as comunidades católicas a acompanharem este “movimento de Deus para o mundo”, assumindo-se como um “povo dos que experimentaram esta atração e a levam dentro, no coração e na vida”.
O Papa citou os comentários do seu predecessor, Bento XVI, a respeito do episódio da adoração dos Magos, e afirmou que a Epifania mosta o “movimento dos homens para Deus”, visível nas religiões “em busca da verdade” e no “caminho dos povos rumo à paz, à justiça, à liberdade”.
A Epifania, palavra de origem grega que significa ‘brilho’ ou ‘manifestação’, celebra-se a 6 de janeiro nos países em que é feriado civil; nos outros, como Portugal, assinala-se no domingo entre 2 e 8 de janeiro.
“Que a Virgem Maria nos ajude a sermos todos discípulos-missionários, pequenas estrelas que refletem a sua luz, e rezemos para que os corações se abram para acolher o anúncio”, pediu Francisco.
O Papa recordou ainda que este dia é o da Jornada Missionária das Crianças, proposta pela obra pontifícia responsável pelo setor.
“Muitas crianças, nas paróquias, são protagonistas de gestos de solidariedade para com os que têm a mesma idade e assim alargam os horizontes da sua fraternidade”, assinalou.
OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário