domingo, 19 de janeiro de 2014

Para tirar pederasta, Conferência dos Bispos da República Dominicana altera foto


A Igreja católica recorreu à tecnologia para “limpar seus pecados”, como demonstra uma fotografia dos bispos dominicanos alterada pela Conferência dos Bispos, para tirar a imagem do ex-núncio mons. Jozef Wesolowski, acusado de abusar sexualmente de menores desamparados na República Dominicana.
 
Fonte:http://bit.ly/1bb1lqW 
A reportagem é de Panky Porcino e publicada pelo jornal mexicano La Opinión, 17-01-2014. A tradução é de André Langer.
A foto, divulgada pelo Departamento de Imprensa da Conferência dos Bispos junto com sua carta pastoral, por ocasião da celebração, no próximo dia 21, do Dia da Virgem de La Altagracia, padroeira dos dominicanos, tira a imagem de Wesolowski, que figura à direita do cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez.
O rosto do ex-núncio, de nacionalidade polonesa, foi suplantado pelo bispo emérito de Santo Domingo mons.Francisco José Arnáiz, que sofre neste momento de sérios problemas de saúde e acaba de receber alta do Hospital Metropolitano de Santiago, onde esteve acamado desde o dia 26 de dezembro devido a um agravamento de insuficiência renal.
A foto que, ao Diario Libre, o jornal de maior tiragem do país, lhe pareceu uma espécie de “mentira piedosa”, remove a ferida aberta pelo tema Wesolowski e pela pederastia dentro da Igreja católica.
A imagem foi distribuída pelo secretário-geral da Conferência dos Bispos da República DominicanaCarmelo Santana Jerez, e postada no sítio oficial do organismo que reúne os bispos do país.
A carta pastoral
A imagem faz parte da carta pastoral na qual a Igreja católica questiona justamente a “inversão de valores” e fala em “referências éticas”.
“A acelerada ‘mudança de época’ trouxe grandes contribuições, mas também inversão de valores; alguns gozam de riquezas na ordem científica e tecnológica; a globalização da comunicação converteu o mundo numa pequena aldeia; as famílias são bombardeadas por diversas novidades sem referências éticas”, diz a carta.
Os bispos questionaram o aborto e o uso dos anticoncepcionais. Também criticaram fortemente os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, no momento em que o embaixador dos Estados Unidos no país, James (Wally) Brewster, e seu esposo, Bob Satawake, realizam diversas atividades públicas no início de sua missão diplomática como representantes do governo de Barack Obama.
“A promoção de grupos interessados em impor por diversos meios, inclusive mediante legislações, práticas contrárias ao ser da família e da pessoa, e, portanto, ao plano criador, como o aborto, os anticoncepcionais e as uniões do mesmo sexo, não deixa de ser uma forte tentação para famílias fracas na fé”, escreveram.
“A propaganda midiática a uma vida fácil, cômoda e hedonista, carregada de certo pansexualismo, que inibe a vontade dos jovens para grandes valores e ideais, entre os quais se destaca o uso inadequado da internet, certos filmes e novelas que incitam os adolescentes a uma precoce e traumática prática da sexualidade com consequências desastrosas”, acrescentaram.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/527413-conferencia-dos-bispos-da-republica-dominicana-altera-foto-para-tirar-pederasta

Nenhum comentário:

Postar um comentário