Ano de 2015 vai ser dedicado à Vida Consagrada
Lisboa, 27 jan 2014 (Ecclesia) – O padre Manuel Barbosa, diretor da revista «Vida Consagrada», considera que o Papa Francisco tem apontado um caminho de renovação para os religiosos e religiosas da Igreja Católica.
“Os consagrados devem estar e marcar presença em variadas situações para despertar o mundo”, refere o membro da congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), em texto publicado pelo Semanário ECCLESIA.
Segundo o responsável, este é um “programa para a vida consagrada nas iniciativas de sempre” e, em particular, por ocasião dos 50 anos do decreto do Concílio Vaticano II ‘Perfectae Caritatis’, sobre a renovação da vida religiosa.
No final do encontro que teve com os superiores gerais a 29 de novembro, o Papa Francisco anunciou aos presentes que o ano de 2015 será dedicado à Vida Consagrada.
“Os doze meses de 2014 não são muito tempo para bem preparar esse ano celebrativo. Até porque, a meu parecer, a preparação de um acontecimento e a sua continuidade são mais marcantes que o próprio evento em si”, sublinha o padre Manuel Barbosa.
O sacerdote refere que “os consagrados, transformados na alegria do Evangelho, serão capazes de contribuir de modo especial para despertar o mundo ou os mundos por eles habitados, se assumirem a sua consagração com interioridade na santidade, com coerência na vida comunitária, com testemunho na missão”.
Até sexta-feira, o programa ECCLESIA na Antena 1 (22h45) apresenta histórias de vida de religiosos e religiosas para assinalar a Semana do Consagrado 2014, que a Igreja Católica em Portugal está a celebrar.
OC
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário