sábado, 11 de janeiro de 2014

Roma: realizado o funeral de morador de rua


Roma (RV) – Em um clima de grande serenidade e de família foi realizado na tarde desta sexta-feira, 10, na capela da Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma, o funeral do homem de 63 anos encontrado morto na noite de 10 de dezembro último, na rua que leva ao Gianicolo, proximidades do Vaticano precisamente nos jardins em frente à Universidade. Seu nome era Alexander Pawlewski, e era um dos muitos moradores de rua da capital italiana aos quais dá assistência a Comunidade de Santo Egídio, que organizou o funeral. A função foi celebrada por Dom Konrad Krajewski, Elemosineiro do Papa Francisco, com a participação dos estudantes universitários e de alguns companheiros de Alexander. 

Alexander, de origem polonesa, foi encontrado morto por causa do frio perto da Universidade Urbaniana. Foram os próprios estudantes da Universidade que pediram aos superiores para que as exéquias do sem-teto fossem celebradas na capela da mesma. Assim, na tarde desta sexta-feira foi celebrado o funeral de Alexandre, presidido por Dom Konrad Krajewski, Elemosineiro do Papa, que Francisco escolheu para que fosse o “bispo das ruas” entre os pobres e os necessitados. 

A homilia da missa foi feita pelo Padre Policarp Nowak, latinista da Secretaria de Estado. O Papa ficou profundamente entristecido pela morte do sem-teto. Em maio do ano passado, na vigília de Pentecostes, Francisco disse: “Faz mal dizer isso, mas hoje encontrar um sem-teto morto por causa do frio não é notícia”. (SP)
Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário