Cidade do Vaticano (RV) – Oficialmente, o anúncio dos futuros 19 cardeais foi feito pelo Papa Francisco no Angelus de 12 de janeiro passado. Entretanto, dos nomes anunciados, um já era conhecido: o do então Arcebispo Dom Lorenzo Baldisseri, que foi Núncio Apostólico no Brasil durante quase 10 anos.
O anúncio do seu cardinalato foi feito pelo Papa Francisco de modo singular, logo após suas eleição, ainda na Capela Sistina, ao retomar uma antiga tradição de colocar o solidéu vermelho sobre a cabeça do futuro cardeal. Em entrevista à Rádio Vaticano, ele recorda este gesto e destaca os sentimentos de emoção e responsabilidade com que viveu os dias do Consistório: RealAudioMP3
Com muita emoção, passei esses dias tão importantes para mim em particular, mas também acredito para a Igreja, pelo cargo que o Santo Padre me confiou como Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos e, obviamente, nesses dias com uma elevação ao cardinalato – que ele mesmo já havia anunciado na forma muito curiosa ao colocar o solidéu no momento em que eu estava dentro da Capela Sistina, depois da sua eleição. Francamente, passei esses dois dias com uma profunda consciência de viver um momento de graça, de dom por parte de Deus e, ao mesmo tempo, um sentido profundo de responsabilidade que estava assumindo. Agradeço a Deus em primeiro lugar e agradeço também a todas as pessoas que estiveram no meu caminho, ao lado, até chegar este dia. É um momento efetivamente de graça; que posso dizer senão que assumo uma reponsabilidade que por si é tão grande que só a graça de Deus pode me ajudar?
(BF)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário