Secretário de Estado saudou Papa Francisco e Bento XVI no primeiro consistório do atual pontificado
Cidade do Vaticano, 22 fev 2014 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin, disse hoje na Basílica de São Pedro que os novos cardeais querem responder com “fidelidade” à confiança que o Papa Francisco depositou neles.
“Saberemos responder, com fidelidade, generosidade e perseverança ao chamamento contido no símbolo da púrpura”, declarou o cardeal italiano, primeiro na ordem da criação, no início do consistório presidido por Francisco.
O responsável deixou uma saudação de “afeto e veneração” ao Papa emérito, Bento XVI, que marcou presença na cerimónia.
A intervenção do cardeal Parolin centrou-se nas expressões “obrigado” e “eis-me aqui’.
“Obrigado, Santo Padre, pela grande confiança que mostra em nós”, declarou.
O secretário de Estado do Vaticano recordou o “caminho vocacional” de cada um dos 18 novos cardeais presentes (D. Loris Capovilla, com 98 anos, esteve ausente da celebração).
“Recebemos a graça de perceber que ser discípulos de Jesus é embarcarmos numa aventura de santidade e de amor, cuja medida é não ter medida, que pode exigir também o dom da vida, como aconteceu e acontece a tantos cristãos no mundo”, acrescentou.
D. Pietro Parolin assumiu que o cardinalato implica “um serviço eclesial ainda mais cheio de responsabilidade” e agradeceu a carta enviada pelo Papa Francisco a cada um dos novos cardeais, na qual se sublinhava que o dia de hoje não representava “uma promoção”.
“Eis-nos, portanto, Santo Padre, para assumir a missão que a inserção no Colégio Cardinalício significa e comporta, a de ser os seus especiais colaboradores, unidos mais estreitamente à Igreja de Roma”, precisou.
Delegações oficiais de 15 países acompanharam a celebração, no dia da festa litúrgica da Cátedra de São Pedro, com destaque para as presenças dos presidentes do Brasil e do Haiti, Dilma Rousseff e Michel Martelly.
OC
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário