O município de Juazeiro do Norte comemora neste 9 de dezembro, o Centenário da Revolução, que entrou para a história da cidade como Guerra de 1914 ou a Sedição de Juazeiro. Na época, tropas vindas da Capital tinham como objetivo a captura de Padre Cícero. Mas o povo resistiu e acabou expulsando os militares.
Para marcar a data, a Secretaria de Cultura e Romaria (Secrom) elaborou uma vasta programação para toda a população juazeirense. A abertura da festa acontece às 5 da manhã com alvorada festiva nos principais pontos da cidade, com a presença do prefeito Raimundo Macedo e autoridades.
Às 8 horas, na Praça da Prefeitura acontece o hasteamento das bandeiras do Brasil, Ceará e do Município dando início às comemorações.
Em seguida, o professor Geová Magalhães Sobreira, um dos idealizadores de toda a programação, falará sobre a importância do centenário e consequentemente da Guerra de 1914.
Minuto de silêncio em homenagem aos mortos, salva de tiros, cortejo de Grupos de Tradição e Comunidade, além de missa solene na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores estão entre a programação prevista para comemorar a data. O dia festivo será concluído com a apresentação do filme "Nordestes Emergentes Estação Cariri", na Praça Padre Cícero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário