Em sua 8ª edição, ArtDubai já é um dos pilares da expansão da arte contemporânea na região.
Por Luiz Sérgio Toledo*
Aconteceu semana passada, de 19 a 22 de março, no Madinat Jumeirah, a oitava edição da feira de arte Art Dubai, que todos os anos é realizada sob o patrocínio do Sheikh Mohammed Al Maktoum, o manda-chuva de Dubai. Essa é a principal feira de arte internacional da região MENASA (Oriente Médio / Norte da África / Sul da Ásia), e nestes últimos anos tornou-se um dos pilares da expansão da arte contemporânea da região, e já reconhecida hoje como um dos pontos de encontro mais globalizados do mundo da arte.
Art Dubai coloca em primeiro plano a qualidade e diversidade. Além das salas de galeria, há um extenso programa que inclui projetos comissionados e performances, artistas e curadores, rádio e cinema, e exposição de novos trabalhos. A feira teve mais de 85 galerias de 34 países, mostrando desde os artistas mais estabelecidos a jovens que exibem pela primeira vez. Além dos salões contemporâneos, Art Dubai lança um novo programa dedicado à arte moderna do Oriente Médio e Sul da Ásia, um programa que inclui onze galerias, cada uma apresentando um show solo ou de duas pessoas por mestres modernos.
Art Dubai tornou-se parte da Semana de Arte, uma iniciativa anual que destaca uma infinidade de exposições, projetos e eventos que agora coincidem com a feira a cada março, o mês mais dinâmico no calendário cultural dos Emirados Árabes Unidos. Eventos especiais incluem Design Days Dubai, a única feira na Ásia dedicada ao design de produto e mobiliário; Sikka, a feira dedicada a novos trabalhos de artistas residentes nos Emirados, e Gallery Nights, com 40 novas exposições ao todo em Al Quoz, uma espécie de Soho local, onde há uma enorme concentração de galerias, e do Centro Financeiro Internacional de Dubai (DIFC); além de outros projetos, exposições em museus e grandes eventos da região.
O apoio aos artistas
O programa VIP Art Dubai abriga instituições e curadores, bem como colecionadores e profissionais das artes. A feira tem como objetivo apoiar galerias que são rigorosas na sua abordagem e que dão grande apoio a artistas e projetos inovadores. Apresentando projetos encomendados e pesquisas, bem como palestras ao vivo guiadas por um tema curadoria, o Fórum Global Art reúne um conjunto diversificado de participantes, incluindo artistas, curadores , músicos, estrategistas, pensadores e escritores.
O Fellows Fórum é um programa de bolsas que tem como objetivo reunir um seleto grupo de jovens curadores, escritores e tradutores. A longo prazo, esse programa intensivo tem como objetivo desenvolver um grupo de profissionais dinâmicos que trocam idéias e experiências e promovem as melhores práticas. As publicações, projetos de curadoria e novas pesquisas inspiradas pelo Fórum Global Art são apresentadas em uma seção especial na feira de arte . Mais de 500 artistas de mais de 80 galerias de 35 países participaram da oitava edição da Art Dubai.
Como tudo que se faz em Dubai o projeto artístico não visa lucros, materiais ou políticos. Visa o bem-estar e a cultura da sociedade. Dubai era antes criticada por não ter uma vida cultural muito ativa. As autoridades resolveram mudar a situação e o resultado disso pudemos ver esta semana. Uma feira que se torna mais forte e mais importante a cada ano, trazendo a Dubai não apenas os mais importantes nomes da arte tradicional e contemporânea, mas estimulando os jovens e a população a apreciar a arte cada vez mais. Um projeto que com certeza, dentro de alguns anos colocará Art Dubai entre os mais importantes eventos do mundo das artes. Dubai se prepara para o futuro.
Presença brasileira
Nas últimas edições o Brasil tem estado presente. A Bolsa de Arte, galeria de Porto Alegre, vem a Dubai todos os anos desde 2007, trazendo apenas artistas brasileiros. Este ano estiveram aqui representados José Bechara, Saint Clair Cemin, Marcos Chaves, Francisco Faria, Ananda Kuhn, André Lichtenberg, Shirley Paes Leme, Teresa Poester, Carlos Vergara e Nelson Wilbert.
Na exposição Design Days o Grupo Coletivo brasileiro “Amor de Madre” apresentou obras de Guto Requena. Na exposição do DIFC, a artista Kate Toledo foi convidada a expor quatro de suas obras.
"O desenvolvimento da Art Dubai ao longo dos últimos oito anos reflete o crescimento extraordinário da cena artística dos Emirados Árabes Unidos", disse Antonia Carver, Diretora da Art Dubai."A feira tem atuado como um catalisador, acelerando o papel de Dubai como um centro cultural da região. "
Saeed Al Nabouda, Diretor Geral de Cultura & Artes, disse: "A Art Dubai mostra o talento dos nossos artistas emergentes, dando-lhes uma plataforma robusta para se envolver com a comunidade através de uma lista culturalmente enriquecedora de eventos. Moradores e visitantes de nossa cidade podem testemunhar o potencial criativo dos artistas em todos os setores, permitindo ainda que desenvolvam um verdadeiro apreço pelas artes."
*Luiz Sérgio Toledo é cirurgião plástico e mora em Dubai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário