segunda-feira, 3 de março de 2014

Cardeal Kasper: "Mulheres devem ocupar altos cargos na Igreja"


Cidade do Vaticano (RV) – O Cardeal Walter Kasper, Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, defende que mulheres devem ocupar altos cargos da Cúria Romana. “As mulheres devem estar presentes em todos os níveis de responsabilidade da hierarquia da Igreja católica, como nos Pontifícios Conselhos”, disse o cardeal alemão ao jornal do episcopado italiano, “Avvenire”. 

Neste sentido, Dom Walter Kasper assegura que as mulheres podem desempenhar funções altas em Conselhos como a Família, a Cultura ou as Comunicações Sociais. “Nestes cargos não existe hoje presença feminina e é um absurdo. Nos Conselhos, como em outros órgãos vaticanos, a autoridade pode ser exercida por mulheres”, declara. Segundo ele, “a presença feminina pode ser preciosa também em setores dedicados à administração, assuntos econômicos, tribunais... âmbitos de competência em que as renomadas capacidades profissionais femininas se destacam, mas ainda não são adequadamente consideradas”. 

Na entrevista, o cardeal (que foi encarregado pelo Papa de abrir o recente consistório sobre a Família) - considera ainda que é “indispensável a contribuição de riqueza e capacidade intuitiva do gênio feminino”. 

“Podemos imaginar hoje estruturas comunitárias, de caridade ou culturais sem a presença de uma mulher? Sem elas, a Igreja seria um corpo mutilado. Sem as mulheres, as paróquias fechariam amanha!”, adverte o Cardeal Kasper. 

Ele também defende uma maior participação das mulheres nos preparativos do Sínodo extraordinário de outubro deste ano e do Sínodo geral de 2015: “Até hoje, as mulheres presenciaram os Sínodos apenas como ouvintes, ou com funções pouco relevantes. Duas ou três ouvintes sempre intervêm no final dos trabalhos, depois que todos falaram”. 

O Cardeal Kasper questiona como se pode preparar um Sínodo sobre a Família sem contar com as mulheres. “Sem a mulher, a família simplesmente não existe. É insensato falar de família sem ouvir as mulheres, que deveriam, a meu ver, ser chamadas e ouvidas desde já, a partir dos preparativos”, aponta 

Outra consideração avançada pelo cardeal é que “na Cúria existem bispos demais e para contrastar o fenômeno do carreirismo, poderiam ser introduzidos mandatos “com tempo estabelecido”. 

Kasper explica que não é indispensável que os secretários dos dicastérios vaticanos sejam bispos. “Existe hoje na Cúria uma alta concentração de bispos. Muitos desempenham funções de burocratas, e isto não é bom. Os bispos são pastores. A consagração episcopal não é uma honorificência, é um sacramento! Por que é necessário um bispo para um cargo burocrático? Aqui, acredito que possa haver um abuso dos sacramentos”, conclui. 

(CM)
Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário