El Salvador (RV) – Conhecido até agora como Comalapa, o Aeroporto de San Salvador passou a se chamar “a partir de hoje e para sempre Aeroporto Internacional Dom Oscar Arnulfo Romero y Galdámez”. Foi o que anunciou nesta segunda-feira (24) o Presidente Mauricio Funes, na recorrência do 34º aniversário do assassinato do Bispo Auxiliar da capital, ocorrido em 24 de março de 1980.
“Com este reconhecimento, abrimos as portas do nosso território e damos as boas-vindas a quem nos visita pronunciando o nome que foi ‘a voz dos sem-voz’ nos momentos mais difíceis da história recente do nosso país”, afirmou o Presidente de El Salvador, que chegou ao poder em 2009, após 20 anos ininterruptos de governo da ARENA, incluindo os anos da guerra civil entre 1980 e 1992.
Segundo a Comissão da Verdade das Nações Unidas, criada para esclarecer as atrocidades cometidas durante a guerra civil, foi o Major Roberto D’Aubuisson, fundador da Arena, o idealizador dos “Esquadrões da morte” e mandante do homicídio de Dom Romero.
A alteração no nome do aeroporto da capital salvadorenha – refere a Agência Misna – foi aprovada na última quinta-feira, a pedido da Presidência, com os votos de 54 dos 84 deputados. (JE)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário