segunda-feira, 3 de março de 2014

'Não decepcionemos os jovens da América Latina'


O Papa Francisco recebeu os membros da Pontifícia Comissão para a América Latina, presidida pelo cardeal Marc Ouellet, a quem recordou que os jovens estão esperando por eles. “Não os decepcionemos”, disse, e convidou a assumir firmemente este desafio fundamental.

“Que as comunidades cristãs da América Latina e do Caribe saibam ser próximas, mestras e mães de todos e de cada um de seus jovens”, destacou o Papa. Depois de uma comovedora reflexão sobre a história recente de diferentes países latino-americanos e dos problemas sociais que enfrentaram, Bergoglio concluiu: “A pergunta final que quero deixar para vocês é a seguinte: quando a utopia cai no desencanto, qual é a nossa contribuição? A utopia de um jovem entusiasta, atualmente, está deslizando para o desencanto. Jovens desencantados aos quais devemos dar fé e esperança”.

O cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, por sua vez, presidiu, na manhã da sexta-feira, dia 28, a missa por ocasião da sessão plenária da Comissão Pontifícia para a América Latina. Na homilia, o cardeal recordou que, “à luz da Palavra de Deus e dos numerosos testemunhos que nos precederam, podemos tecer com o fio vermelho o sangue dos mártires da história da nossa América com as Igrejas Orientais: é Cristo Crucificado que conecta, com um paralelismo surpreendente, ambas as porções do Povo de Deus. A do Povo de Deus na América Latina, que Aparecida convoca para ser discípulo e missionário, e a do Oriente cristão, convocado, depois do Sínodo especial para o Oriente Médio, à comunhão e ao testemunho”.
Vatican Insider, 28-02-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário