terça-feira, 18 de março de 2014

Vaticano vai apresentar programa de participação no Salão Internacional do Livro de Turim Iniciativa vai decorrer entre 8 e 12 de maio com a Santa Sé como «convidada de honra»


Cidade do Vaticano, 17 mar 2014 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Cultura vai revelar esta terça-feira, em conferência de imprensa, a programação do pavilhão do Vaticano no Salão Internacional do Livro de Turim, entre 8 e 12 de maio.


De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, além do cardeal Gianfranco Ravasi, vão falar ainda aos jornalistas o diretor da editora do Vaticano, padre Giuseppe Costa, o responsável editorial do Salão de Turim, Ernesto Ferrero, e o coordenador do certame, Rolando Picchioni.


Em declarações ao jornal La Repubblica, de Turim, Rolando Picchioni já classificou a presença da Santa Sé como “um acontecimento sem precedentes, que permitirá ao público descobrir e conhecer a história e a riqueza cultural de um Estado geograficamente pequeno mas grande em importância política e riqueza espiritual”.

O Vaticano é pela primeira vez o “convidado de honra” de um certame que já teve também como participantes especiais países como Portugal, Espanha, Brasil, Egito, Rússia e Índia.

A organização propôs a presença da Santa Sé no Salão do Livro de Turim há cerca de dois anos e posteriormente foi criada uma comissão, presidida pelo cardeal Gianfranco Ravasi, para delinear o programa do pavilhão do Vaticano no evento.

A par deste stand, a Santa Sé vai ser responsável por um conjunto de iniciativas, desde colóquios a debates, passando por sessões de leitura, destinadas a possibilitar às pessoas uma melhor compreensão da herança histórica e cultural do Estado do Vaticano.

O 27.º Salão do Livro de Turim já tem a presença confirmada do Papa Francisco, que estará na entrega de prémios do Concurso Literário “Língua Mãe”, uma das atividades que vão animar o certame.

Numa carta enviada à organização do concurso, em novembro de 2013, a Secretaria de Estado do Vaticano dava conta do entusiasmo do Papa argentino perante um concurso “inspirado” sobretudo “por sentimentos nobres”.

Francisco já teve inclusivamente a oportunidade de conhecer o livro vencedor de 2013, uma obra composta por testemunhos de mulheres que tiveram de imigrar nesse ano, em busca de uma vida melhor.

Em 2013, o Salão do Livro de Turim contou com cerca de 330 mil visitantes, 26 espaços de reunião e mais de 1400 debates e convenções.

JCP  

Nenhum comentário:

Postar um comentário