Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre recebeu em audiência, na manhã deste sábado, na Sala dos Papas, no Vaticano, 25 membros do Pontifício Comitê das Ciências Históricas, por ocasião do 60° aniversário da instituição, criada pelo Venerável Papa Pio XII.
Em sua saudação aos membros do Comitê, o Papa Francisco agradeceu pelo trabalho que desempenham, com competência e profissionalismo, a serviço da Igreja e da Santa Sé. O estudo da história representa um dos meios da pesquisa e da busca da verdade.
Em seus estudos e ensinamentos, os membros do Comitê das Ciências Históricas confrontam os acontecimentos da Igreja, que caminha no tempo, com a sua história gloriosa de evangelização, de esperança, de luta diária, de dedicação ao serviço, de constância no árduo trabalho, como também de infidelidade, renegação e pecados. E o Papa apreciou:
“As suas pesquisas, marcadas por uma autêntica paixão eclesial e por um amor sincero pela verdade, podem servir de grande ajuda aos que têm a tarefa de discernir o que o Espírito Santo quer dizer à Igreja de hoje”.
O Comitê das Ciências Históricas, disse o Bispo de Roma, está inserido, há muito tempo, no diálogo e na cooperação com as instituições culturais e os centros acadêmicos de numerosas nações, acolhida, com respeito, pelo contexto mundial dos estudos históricos. E Papa exortou:
“No encontro e na colaboração com os pesquisadores de toda cultura e religião, vocês podem oferecer uma contribuição específica para o diálogo entre a Igreja e o mundo contemporâneo”.
A seguir, falando das iniciativas programadas pelo Comitê, o Santo Padre se referiu, de modo particular, ao encontro internacional pelo centenário da I Guerra Mundial, durante o qual os membros vão refletir sobre as recentes descobertas da pesquisa, com especial destaque para as iniciativas diplomáticas da Santa Sé, durante aquele trágico conflito.
Outro aspecto a ser aprofundado no encontro internacional será a contribuição dos católicos e dos cristãos para o socorro dos feridos, dos refugiados, dos órfãos e das viúvas, na busca dos dispersos, mas também para a reconstrução de um mundo dilacerado por aquela inútil carnificina.
O Papa concluiu seu pronunciamento aos membros do Comitê das Ciências Históricas desejando-lhes um profícuo aprofundamento nos seus estudos e encorajando-os a continuar, com entusiasmo, na busca e ao serviço da verdade. (MT)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário