Os moradores de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Eusébio terão abastecimento de água suspenso pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) durante este sábado (17), das 6h até as 18h. Em bairros de topografia alta, o equilíbrio do sistema de água pode ser normalizado somente no início da semana, informa a companhia.
O reabastecimento começará às 18h de sábado, porém em um ritmo lento, até que se alcance o equilíbrio do sistema na Capital e nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) afetados pelo corte.
O serviço será restabelecido com maior rapidez aos bairros topograficamente mais baixosou que ficam próximos da adutora e das saídas de distribuição de água. Nesses casos, ainda na noite de sábado ou na manhã do domingo (18), o serviço já deve estar normalizado.
Já em bairros mais altos e de ponta de rede o abastecimento levará mais tempo até ser restabelecido. A Cagece estima que até o começo da semana o serviço esteja normalizado na maioria dos locais afetados, podendo haver, ainda, casos pontuais de desabastecimento porperíodo mais prolongado.
Companhia dá dicas a consumidores
Durante o período de desabastecimento, a Cagece orienta a população a usar a água somente para afazeres domésticos. Segundo o diretor de operações da Companhia, Josineto Araújo, o líquido deve ser reservado para casos pontuais. "A gente solicita que a população reserve água apenas para os afazares doméstimos, como para o consumo e banho, por exemplo, evitando gastos desnecessários, como lavagem de roupa e de carro", diz o representante da companhia.
Confira algumas atitudes para economizar água:
A Cagece tranquiliza os consumidores que têm caixa d'água. "Mesmo quem tem caixa d'água, é bom resguardar e ficar mais para consumo humano. Porém, fazendo somente o uso para afazeres domésticos, qualquer reservatório de 3 mil litros de água dá para resguardar para o período", afirma.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário